Visitas avaliam qualidade e eficiência da merenda escolar em escolas estaduais
Autor | Caio Queiroz (estagiário)
Com o objetivo de assegurar a eficiência e a qualidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), estão realizando visitas técnicas às escolas estaduais do alto sertão sergipano. As ações ocorreram em unidades de ensino das cidades de Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo, pertencentes às Diretorias Regionais de Educação 7 e 9.
As visitas têm como finalidades monitorar e fiscalizar a execução do Pnae, garantindo a qualidade, regularidade e legalidade no fornecimento da alimentação escolar. As ações também buscam identificar boas práticas e propor melhorias nos processos de aquisição, armazenamento e distribuição dos alimentos, além de fortalecer a gestão dos recursos públicos destinados ao programa.
De acordo com a diretora do DAE, Lucileide Rodrigues, a iniciativa reforça o compromisso da Seduc com a transparência e a eficiência no uso dos recursos. “O objetivo das visitas é acompanhar e fiscalizar as ações nas escolas estaduais, garantindo a qualidade, regularidade e legalidade da alimentação escolar para que atendam às necessidades nutricionais dos estudantes”, afirmou.
A equipe que foi ao alto sertão sergipano é composta por representantes da CGU, comissão instituída pela Diretoria de Alimentação Escolar da Seduc, nutricionistas responsáveis pelo Pnae, técnicos especializados no acompanhamento do programa e gestores das escolas visitadas. “Foram três dias de visitas conjuntas entre a equipe do departamento escolar e a CGU, totalizando sete escolas em três municípios do sertão sergipano. As escolas visitadas estavam abastecidas com gêneros alimentícios suficientes para oferta de refeições diversificadas aos alunos da rede estadual”, destacou o auditor federal de finanças e controle da CGU, José Claudimir Santos.
Durante as visitas, são desenvolvidas atividades como análise das condições de armazenamento e preparo dos alimentos, bem como da aceitação do cardápio pelos estudantes; coleta de feedback de gestores escolares, merendeiras e alunos; análise de guias de remessa e registros, que monitora a execução do Pnae, além de boas práticas e recomendações para otimizar processos e corrigir possíveis falhas.
Os primeiros resultados apontam para a existência de boas práticas nas escolas visitadas, como o correto armazenamento de alimentos e a adesão dos alunos aos cardápios propostos. Não foram detectados problemas críticos, como infraestrutura inadequada ou falhas no transporte de alimentos. Além disso, foram propostas estratégias para otimizar o planejamento e a execução do programa.
Fotos | Arquivo Seduc












