Secretaria de Estado da Educação digitaliza processos e amplia atividades da Inspeção Escolar

Atividades digitais promovem mais eficiência da gestão educacional e garantem mais organização na gestão escolar

Autora: Izabela Campos

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Inspeção Escolar (Dies), em parceria com a Assessoria de Tecnologia e Informática (Astin), desenvolveu um sistema totalmente digital para modernizar a concessão de títulos de autorização temporária da rede pública estadual de ensino. A iniciativa visa a tornar a gestão mais eficiente, transparente e ágil, na garantia de melhor acompanhamento das atividades escolares e preenchimento, excepcionalmente em caráter temporário, da carência em alguns componentes de professores nas unidades de ensino.

Um dos principais avanços é a emissão do Título de Autorização Temporária, que antes era realizada de forma manual. Com o sistema digital, os professores podem fazer a solicitação online, anexar os documentos exigidos e acompanhar a análise técnica. Baseado na Resolução nº 41/2025 da Seed, o título permite que professores atuem em áreas diferentes da sua formação inicial, desde que tenham especialização ou formação complementar, por até dois componentes curriculares e com validade de dois anos. A mudança assegura que os alunos recebam aulas ministradas por profissionais devidamente habilitados, reforçando a qualidade da Educação Básica no estado.

Além disso, o sistema inclui um painel de acompanhamento da oferta de ensino, que possibilita às diretorias regionais monitorarem em tempo real a situação dos atos autorizativos das escolas. Como esses documentos precisam ser renovados periodicamente, conforme o documento citado, o painel emite alertas com um ano de antecedência, permitindo que cada unidade inicie o processo de renovação sem atrasos

Com essas duas ferramentas digitais, a Seed fortalece a gestão pedagógica e administrativa da rede estadual. As iniciativas representam avanços significativos para a organização das escolas, garantindo maior eficiência, transparência e segurança na oferta de ensino para todos os estudantes.

“A Secretaria de Estado da Educação implantou o Título de Autorização Temporária, que permite que professores com especialização ou mestrado em áreas diferentes da licenciatura ministrem componentes temporariamente. A medida, prevista na Resolução nº 41/2025 otimiza a lotação, garante a substituição rápida em caso de afastamentos e licenças, e assegura que a carga horária dos alunos seja cumprida, mantendo sempre a preferência por professores licenciados na área correspondente”, diz a diretora do Dies, Maryvan Santos Silveira, a respeito da decisão de facilitar os processos.

Fotos: Maria Odília

Notícias Anteriores