Secretaria de Estado da Educação e Fórum Estadual promovem debate com tema ‘Direito à inclusão escolar de pessoas autistas’

A ação busca fomentar o diálogo entre diferentes atores da comunidade escolar e parceiros e fortalecer práticas pedagógicas a respeito da diversidade

Por Izabela Campos (estagiária)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), juntamente com o Fórum Estadual de Educação de Sergipe (FEE/SE), realizou, nesta terça-feira, 29, a Mesa de Debates com o tema ‘Direito à inclusão escolar de pessoas autistas’. O evento, realizado no Auditório Maria Hermínia Caldas, na sede da Secretaria de Estado da Educação, busca trazer a abordagem da educação inclusiva à pauta, a fim de promover o diálogo entre os diversos entes participantes da comunidade escolar.

Com a presença de membros do Fórum Estadual, da Seed e secretários municipais da educação, o encontro contou com o diálogo de três palestrantes convidadas. Uma delas foi a advogada, auditora do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) e, também, mãe atípica, Priscila Boaventura. Ela falou sobre sua participação no evento e comenta o que espera levar de positivo ao público. “Eu acredito que hoje sairemos daqui com uma luz em relação ao futuro da inclusão efetiva de pessoas autistas na educação. O meu objetivo hoje é expor todas as leis que garantem o direito a essa inclusão, tentar esclarecer o tema para as pessoas que são leigas e que não atuam com o Direito, para que elas possam entender a importância e a relevância desse tema”, compartilha.

Além da advogada, estiveram presentes à mesa a chefe do Serviço de Educação Inclusiva da Seed (Seinc), Lilian Alves Moreira, e a professora especialista em atendimento especializado do Centro de Excelência Profª Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, Rosa Karla Cardoso.

Segundo a coordenadora do FEE/SE, Christiane Almeida, o encontro finaliza um mês de ações voltadas à conscientização do autismo, tema celebrado em abril. “Resolvemos trazer essa pauta que é tão importante. Nós, durante visitas aos municípios, sempre ouvíamos muitas falas e questionamentos sobre a educação inclusiva, principalmente a respeito do autismo. Então, no dia de hoje, debatemos esse tema que é tão rico, necessário e urgente”, finaliza a coordenadora.  

Fotos | Maria Odília

Notícias Anteriores