O guia orienta professores e alunos sobre o uso crítico, responsável e pedagógico das tecnologias algorítmicas
Autor: Heidy Souza (estagiaria)
Intitulada ‘Educar com Inteligência Artificial: Boas práticas e tendências para o uso responsável da inteligência artificial em sala de aula’, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolveu um guia sobre Inteligência Artificial (IA). O conteúdo do guia aborda conceitos fundamentais sobre inteligência artificial, explicando de forma acessível como funcionam os sistemas algorítmicos e as IAs generativas, seus potenciais pedagógicos e, sobretudo, seus limites, riscos, vieses e implicações éticas. Para acessar o guia, o interessado deverá entrar no Portal da Educação, na aba “editais e seleções”
O guia foi organizado pelo professor Everton Pereira, com coautoria das técnicas do Serviço de Projetos Escolares para os Direitos Humanos, vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), Lívia Amorim e Maria Aparecida Couto; além das professoras Rafaela Virginia Correia, Allessandra Elisabeth e Laila Gardênia, membros do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (TECLA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da UFS, sob a coordenação do professor Paulo Boa Sorte.
O material propõe atividades, reflexões e exemplos que auxiliam professores e estudantes a compreenderem que a IA não é neutra, sendo resultado de escolhas humanas, dados históricos e interesses econômicos e sociais. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e revisado pelo Departamento de Educação da Seed, esse guia fortalece a educação em Sergipe ao ir além do uso técnico das ferramentas, com foco no desenvolvimento do pensamento computacional e da visão crítica, preparando os jovens para compreender, questionar e atuar com autonomia na era digital.
O material consolida uma referência para a educação pública sergipana ao unir rigor acadêmico, diretrizes políticas e vivência em sala de aula. “Trata-se de um suporte prático para que gestores e docentes implementem o ensino da inteligência artificial de maneira transversal e ética, respeitando as particularidades regionais do nosso estado”, disse o professor Everton Pereira.
Para ele, trabalhar com inteligências artificiais generativas na educação não pode se limitar ao encantamento com a tecnologia. “É fundamental que professores e estudantes aprendam a questionar criticamente aquilo que é gerado por essas ferramentas: de onde vêm as informações, quais interesses estão embutidos, o que é invisibilizado e o que é reforçado”, afirmou Everton Pereira, ao explicar que o guia nasce com o compromisso de ajudar a escola a formar leitores críticos não apenas de textos, mas também de algoritmos, preparando nossos estudantes para interagir com a IA de formas consciente, ética e responsável”, reforça o professor.
Formação
O lançamento reafirma o compromisso de Sergipe com uma escola pública conectada e ética. A Seed não apenas implementa a BNCC Computação, mas também lidera uma transformação pedagógica que coloca o estudante no centro das discussões sobre o impacto social das tecnologias digitais.
A partir da Semana Pedagógica 2026, a Seed realizará uma formação com professores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais, a fim de que o conteúdo do guia seja disseminado e chegue a todos os educadores da rede pública estadual de ensino, com o objetivo de que a IA seja uma ferramenta de trabalho.
Fotos: Maria Odília


