Ciclo de encontros da gestão com monitores contemplará representantes de mais de 5.700 estudantes participantes do programa, que exercem atividades de liderança em todas as regionais de educação
Autor: Silvio Oliveira
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promove uma série de encontros com os alunos integrantes do programa Estudante Monitor, com o objetivo de dar voz ao protagonismo juvenil e promover a escuta ativa na melhoria das atividades da gestão. O próximo encontro será com os estudantes monitores do território do médio sertão sergipano, a ser realizado no próximo dia 17, no município de Nossa Senhora das Dores, como parte da programação do ‘Seed Itinerante’.
No bate-papo da gestão com os estudantes na última terça-feira, 10, em Nossa Senhora do Socorro, 50 monitores estiveram com o governador em exercício e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, no auditório do Colégio Zumbi dos Palmares. Os alunos representantes das 53 unidades escolares da grande Aracaju participaram de uma atividade de grupo, e sete deles tiveram minutos de fala para levar ao gestor estadual os pontos em comum das escolas.
Do Colégio Estadual Alfredo Montes, localizado na sede de Nossa Senhora do Socorro, a aluna Gabrielle Silva agradeceu por participar de projetos como o Estudante Monitor e trouxe a evasão escolar e a melhoria do desempenho como temática. O aluno Bruno Santos Silva, segundo ano como estudante monitor no Colégio Estadual Glorita Portugal, também agradeceu e endossou a ideia de que o programa é uma porta aberta para ampliar as habilidades dos alunos em liderança e protagonismo juvenil e fez um pedido. “Educação e saúde mental andam juntas e queríamos que ampliasse a quantidade de psicólogos. Quero aqui também dizer o quanto eu melhorei a minha fala em público; quanto eu era introspectivo e nesse segundo ano de monitoria eu socializo mais”, afirmou Bruno Santos.
Aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Gilberto Freire, Vivian Ester Alonso também teve momento de fala e explanou a ideia do grupo. O jovem Adryam Daniel, de São Cristóvão, estudante do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão, que representou recentemente o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul, ressaltou a relevância dos encontros e pediu mais autonomia para o programa na escolha das disciplinas.
“Construímos algumas ideias em grupo, sobre o que as nossas escolas têm em comum. Que possamos ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades, instigarem o protagonismo, uma vez que ter gestão participativa e escuta ativa é uma forma de podermos melhorar no nosso aprendizado e nos colegas”, afirmou.
O ciclo de encontros faz parte do projeto Seed Itinerante iniciado na Diretoria Regional de Educação do Baixo São Francisco no dia 12 de agosto, envolvendo gestores estaduais e monitores de 11 municípios. O segundo encontro ocorreu com técnicos da Diretoria Regional de Educação 4, em Japaratuba, contando com mais de 50 estudantes monitores.
Ao todo, o programa Estudante Monitor contempla mais de 5.700 alunos nas dez diretorias regionais. Na Diretoria Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE 8), contemplada com 53 escolas em oito municípios, 970 alunos fazem parte do quadro de Estudantes Monitores.
Estudante Monitor
Os 5.751 estudantes monitores em ação atuam em dois eixos: monitoria de desempenho escolar e monitoria de busca ativa e transporte escolar, sempre sob a supervisão dos professores ou da equipe gestora das escolas. Além de receberem uma bolsa mensal de R$ 250 e auxílio-transporte no valor de R$ 189, esses jovens assumem habilidades que complementam a rotina escolar.
O secretário Zezinho Sobral destacou o papel do estudante monitor como liderança e como influenciador estudantil. “É um programa importantíssimo, porque estão no dia a dia com os colegas. São jovens conversando com jovens. São cerca de 6 mil alunos na área de aprendizagem, na busca ativa e no transporte, e esse momento de escuta é a troca de ideias, que eles trazem para a gestão das demandas de cada unidade. Quando o estudante monitor garante o acolhimento, resulta em permanência na escola, é onde vem a busca ativa. No transporte, discute-se a convivência, o enfrentamento ao bullying. São jovens que estão à disposição de uma sociedade mais justa, tornando grandes homens e mulheres, com responsabilidade social, e quando eles ensinam, também aprendem”, afirmou.
Em Laranjeiras, as estudantes Any Karoline Mendes dos Santos e Yanny Heloizy compõem o quadro dos 45 monitores do Colégio Estadual Zezinha Guimarães. Elas participam do grupo de mídia e outros colegas se dividem entre a biblioteca, no incentivo à leitura; as salas no reforço escolar, para os alunos que passam por atividades de desempenho escolar; e o acompanhamento no transporte e na busca ativa de alunos que são infrequentes. “Só tenho a agradecer por participar desse projeto. Podemos ajudar nossos colegas e ao mesmo tempo desenvolver habilidades”, disse Any Karoline.
Além de fortalecer o vínculo dos alunos com a escola, o programa Estudante Monitor proporciona a prática de habilidades que podem ser úteis na vida universitária e no mercado de trabalho. O programa Acolher, que contempla psicólogos e assistentes sociais no ambiente escolar, também interage com as diretrizes do programa Estudante Monitor.
No Colégio Estadual João Ribeiro, também em Laranjeiras, Bianca, Alice, Iasmim e Jhonnathan fazem parte do grupo de monitores. “Faço parte do conselho escolar, sou o representante da classe nos projetos de matemática e me sinto como um multiplicador do conhecimento, protagonista com direito de ajudar ao próximo no trabalho em equipe”, destacou Jhonnathan Santos.
Fotos: Maria Odília e Silvio Oliveira