O evento marca a inserção da inteligência artificial nas escolas da rede pública estadual
Autora: Heidy Souza (estagiária)
O 1º Educkathon – Programa de Apoio ao Hackathon na Rede Pública Estadual de Ensino – foi iniciado nesta quinta-feira, 18, no auditório do SergipeTec, em São Cristóvão. O evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE) e o SergipeTec, marca a inserção definitiva da inteligência artificial e dos jogos digitais no cotidiano das escolas públicas estaduais de Sergipe.
Na manhã desta quinta-feira foi realizada a entrega dos certificados de 20 horas das capacitações técnicas realizadas pelo SergipeTec, resultados do intenso ciclo de preparação ocorrido nos últimos dias com os 50 participantes que, juntos, formam 10 equipes com cinco pessoas compostas por um professor e quatro alunos da rede pública estadual de ensino.
O 1º Educkathon – Programa de Apoio ao Hackathon na Rede Pública Estadual de Ensino – encerrará nesta sexta-feira, 19, com um momento de premiação, quando serão apresentados os trabalhos campeões e suas colocações.
O secretário de Estado da Educação em exercício, Marcel Resende, destacou o caráter inédito da iniciativa. “Este é um marco para a educação de Sergipe. O Educkathon nasce para fomentar o pensamento computacional e garantir que nossos jovens dominem ferramentas de robótica e programação. É um projeto rico, que reconhece o mérito e prepara nossos alunos para os desafios do futuro”, afirmou.
Segundo o coordenador do Núcleo de Integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica (Niueb), Paulo Rêgo, o projeto inaugura uma nova mentalidade na rede pública. “O Educkathon foi precedido por 20 horas de capacitação técnica. O nosso grande objetivo final é a criação de protótipos funcionais de jogos educativos. Queremos ferramentas que permitam ao professor facilitar o processo pedagógico no dia a dia”, detalhou o também coordenador do Educkathon.
Parcerias
O papel do SergipeTec é fundamental como mentor tecnológico. A gestora de T.I. do SergipeTec, Carla Almeida, explica que a parceria permite conectar a tecnologia com as necessidades reais do chão da escola. “Estamos aqui para fazer esse link com profissionais da área, com mentores que vão orientar eles, quais as inovações tecnológicas, o que existe de tendências tecnológicas e de inovação que eles podem estar trazendo esses problemas e esses problemas sendo resolvidos por soluções e produtos inovadores para que eles possam fazer uso dessas soluções tecnológicas no dia a dia”, pontuou.
Para os estudantes, o evento é uma oportunidade de ultrapassar barreiras de conhecimento. É o que conta Maria Eduarda Borborema, aluna do Centro de Excelência Leandro Maciel, em Rosário do Catete. Juntamente com seu professor e mais três alunos da unidade desenvolveram o ‘Bioedx’, projeto que ajuda no desenvolvimento cognitivo de alunos com dificuldades em Ciências da Natureza. “Nosso protótipo é focado no desenvolvimento cognitivo, especialmente para ajudar quem tem dificuldade em Ciências da Natureza. Criamos uma plataforma funcional para o celular, que é uma ferramenta atual e acessível. Nosso objetivo é que seja um recurso prático para o professor inovar no ensino e para o aluno aprender melhor”, explicou.
Hackathon
O hackathon é um projeto que pode reunir programadores, designers, professores de TI e outros profissionais, em curto período de tempo, para criar soluções inovadoras para desafios específicos, promovendo inovação, aprendizado e networking, com foco em resultados rápidos e prototipagem.
O Educkathon é voltado para a educação e prepara estudantes e professores para um futuro onde a colaboração e a criatividade são pilares fundamentais. Com essa experiência imersiva, a rede pública de ensino deixa de ser apenas consumidora de tecnologia para se tornar criadora. A competição foca no desenvolvimento de soluções digitais que auxiliam o aprendizado, garantindo que a inovação gerada nos laboratórios do SergipeTec chegue diretamente às salas de aula de todo o estado.
Fotos: Maria Odília



































