Secretaria de Estado da Educação inicia visitas técnicas para elaboração do Plano de Trabalho Anual 2026

Oficinas acontecem nas dez Diretorias Regionais de Educação até 11 de fevereiro e reforçam o regime de colaboração para fortalecer a alfabetização em Sergipe

Autora: Michele Becker

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou, nesta sexta-feira, 6, as visitas técnicas para a elaboração do Plano de Trabalho Anual (PTA) 2026, ação que integra o calendário anual do Ministério da Educação (MEC) e tem como foco o alinhamento das políticas educacionais entre União, Estado e municípios. A primeira visita foi realizada no Centro de Excelência de Educação Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro. O evento reuniu equipes técnicas da Educação de nove municípios, oito dos quais são circunscritos à Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8), além da Diretoria de Educação de Aracaju.

A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam) e acontece em regime de colaboração entre os entes federados, com os objetivos de ampliar os índices de alfabetização, assegurar a alfabetização na idade certa e qualificar o processo de alfabetização em Sergipe, por meio do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O público-alvo das visitas técnicas é composto por diretores regionais de educação, secretários municipais de educação, articuladores do Programa Alfabetizar Pra Valer (PAPV), coordenadores municipais e regionais e equipes técnicas das secretarias municipais de educação.

De acordo com a diretora da Ascam, Ana Cristina Dantas da Silva, a construção do PTA é resultado de um movimento nacional liderado pelo MEC, por meio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), que orienta as ações prioritárias da alfabetização no país. “Tudo começa com o Renalfa, que reverbera para os entes federativos toda a demanda de trabalho para aquele ano. A primeira grande ação é justamente propor um alinhamento de ações entre todos os entes federativos. O Plano de Trabalho Anual existe para garantir esse alinhamento entre MEC, Estado e municípios”, explicou.

Ainda segundo a gestora, cabe ao Estado prestar assessoria técnica aos municípios, considerando os indicadores educacionais mais recentes. “Os municípios analisam os resultados do ano anterior, como as avaliações de fluência, e, a partir disso, constroem coletivamente seus planos de ação. Estamos percorrendo todas as diretorias regionais com equipes formadas por profissionais das áreas pedagógica, de regime de colaboração e de infraestrutura, que são os três eixos do PTA”, destacou Ana Cristina.

A coordenadora pedagógica da Ascam, Luciana Bomfim, reforçou que a estratégia de descentralizar as oficinas amplia o diálogo com os municípios. “Quando vamos até as diretorias regionais, criamos oficinas menores, mais próximas da realidade local. Isso fortalece o vínculo, permite uma escuta mais qualificada e coloca o Estado como parceiro permanente dos municípios, e não apenas como orientador pontual”, afirmou.

Para a diretora da DRE 8, Marleide Cruz, o momento é fundamental para o planejamento educacional de 2026. “Estamos construindo juntos um plano de trabalho anual com ações integradas, respeitando as especificidades de cada município. Esse esforço coletivo é essencial para melhorar a alfabetização e, consequentemente, a qualidade da educação em Sergipe”, avaliou.

Participando da oficina com sua equipe, o secretário municipal de Educação de Barra dos Coqueiros, professor Orlando Apóstolo, destacou a importância do planejamento para o avanço dos indicadores educacionais. “A alfabetização é o alicerce da vida escolar. Quando o aluno sai com fluência nos anos iniciais, ele tem muito mais chances de sucesso nos anos finais. Já tivemos avanços importantes nos índices de fluência em nosso município, e essa parceria entre Estado e municípios tem sido decisiva para esses resultados”, ressaltou.

A coordenadora do PAPV em Laranjeiras, Jaqueline Castro, também enfatizou os ganhos da construção coletiva. “Esse processo é essencial para que os municípios elaborem planos consistentes para 2026. Em Laranjeiras, já avançamos significativamente nos índices de alfabetização em 2025, e temos a certeza de que, com o apoio do Estado e dos programas federais, os resultados serão ainda melhores”, afirmou.

Cronograma das visitas técnicas – PTA 2026

As visitas técnicas seguem até o dia 11 de fevereiro e contemplarão todas as dez Diretorias Regionais de Educação do estado, com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Confira o calendário a seguir:

06/02/2026 – DRE 8 e DEA – Nossa Senhora do Socorro
09/02/2026 – DRE 1 – Estância
09/02/2026 – DRE 7 – Gararu
09/02/2026 – DRE 9 – Nossa Senhora da Glória
10/02/2026 – DRE 3 – Itabaiana
10/02/2026 – DRE 5 – Nossa Senhora das Dores
10/02/2026 – DRE 4 – Japaratuba
11/02/2026 – DRE 6 – Propriá
11/02/2026 – DRE 2 – Lagarto.    

Fotos | Maria Odília

Notícias Anteriores