Primeira edição reuniu diretores regionais, secretários de Educação e gestores escolares, com visitas a obras da rede pública estadual
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou nesta quarta-feira, 13, a primeira edição da ‘Seed Itinerante’, na sede da Diretoria Regional de Educação do Baixo São Francisco (DRE 6), em Propriá. A iniciativa, que será levada a todos os territórios de Sergipe, tem como objetivos aproximar a gestão estadual da comunidade escolar, fortalecer o regime de colaboração com os municípios e alinhar estratégias pedagógicas para o avanço da aprendizagem.
A programação contou com reunião técnica que reuniu todos os diretores regionais de educação e representantes dos setores da Seed, no turno da manhã; e reunião com os secretários municipais de Educação, no turno da tarde. Também foram realizadas visitas às obras de escolas em Propriá.
Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, estar presente nos territórios é fundamental. “O Baixo São Francisco tem Propriá como sede da DRE 6, e aproveitamos para fazer a reunião, dialogar e montar estratégias de acompanhamento em todas as diretorias. A base do encontro é a reunião pedagógica, na qual buscamos avanços no SAESE e SAEB, melhoria da gestão para a aprendizagem, fortalecimento da alfabetização e da relação com os municípios. Também temos a oportunidade de visitar municípios e acompanhar obras em andamento”, destacou.
O diretor da DRE 6 e anfitrião da edição inaugural, Max Cardoso, ressaltou o pioneirismo da regional e agradeceu pela presença. “É uma satisfação imensa receber a primeira edição da Seed Itinerante aqui no Baixo São Francisco. É um momento de troca, de alinhamento e de construção conjunta. A presença de todas as diretorias regionais e da gestão central nos motiva a seguir buscando melhorias na rede”, afirmou.
No período da tarde, a DRE 6 reuniu os 14 secretários municipais de Educação da região para um diálogo com a equipe da Assessoria de Cooperação com os Municípios (Ascam), com foco nos avanços esperados no Saeb e no Saese deste ano.
“Além da reunião com as DREs, tivemos um almoço com os secretários municipais de Educação do Baixo São Francisco para tratar do avanço da alfabetização, que depende 85% do município e 15% da rede estadual. É uma parceria fundamental. Essa estratégia será aplicada nas demais regionais, porque quanto mais próximos estivermos, melhor. A colaboração fortalece a rede, cria empatia no trabalho e nos permite contribuir para a melhoria e o avanço da educação. Quem ganha com isso são os nossos alunos, as famílias e toda a comunidade escolar”, reforçou o secretário Zezinho Sobral.
A secretária de Educação de São Francisco, Viviane Bizerra, ressaltou a importância do encontro. “A reunião foi muito proveitosa. Discutimos práticas exitosas e dividimos experiências e estratégias para que cada dia mais possamos melhorar nossos índices, principalmente os do Baixo São Francisco, que vêm crescendo a cada ano”, concluiu.
Visitas às obras
Durante a passagem por Propriá, o secretário Zezinho Sobral visitou unidades escolares que estão recebendo investimentos significativos. Foram vistoriadas as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual Professor Cezário Siqueira, que recebe mais de R$ 3,2 milhões; e do Colégio Estadual Graccho Cardoso, que conta com mais de R$ 3,5 milhões em investimentos.
Fotos: Maria Odília