Secretaria de Estado da Educação promove I Letramento Racial e de Gênero para aprimorar ações de equidade

O público-alvo são membros do Comitê de Equidade Racial e de Gênero da Seed

Autora: Heidy Souza (estagiária)

A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed), por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH) e do Serviço de Desenvolvimento de Liderança (Sedel), realizou, na manhã desta quarta-feira, 13, o I Letramento Racial e de Gênero. A aula inaugural aconteceu no auditório do Centro de Excelência Nelson Mandela, em Aracaju, e teve como tema ‘Dados de educação brasileira com recorte racial: Qual a Centralidade da Educação para Relações étnico-raciais’.

O público-alvo da formação são os membros do Comitê de Equidade Racial e de Gênero (CERG), que continuarão as atividades ao longo de 90 dias em um formato misto, com momentos síncronos (aulas ao vivo) e assíncronos (atividades para fazer no próprio tempo).

Na aula inaugural, os membros do CERG puderam aprofundar seus conhecimentos com a palestra da consultora em Educação e Equidade da Motriz e mestre em Educação pela University Columbia, nos Estados Unidos, Sueli Lima Nunes. 

Para o coordenador do Comitê, professor Anselmo Vieira, essa formação contribuirá para o aprimoramento das ações do CERG e, consequentemente, refletirá em mais equidade nos serviços e atividades da educação pública. “O letramento racial e de gênero é um espaço de aprofundamento e discussão de temas ligados ao objetivo do CERG”, afirma.

O letramento racial, por sua vez, é a habilidade de entender as dinâmicas raciais na sociedade, percebendo o racismo não como ato isolado, mas como um sistema que gera e mantém desigualdades.
 

Fotos: Divulgação Seed

Notícias Anteriores