A iniciativa promoveu a troca de experiências e reconheceu práticas pedagógicas que fortaleceram a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, com participação da rede estadual e de redes municipais parceiras
Por Izabela Campos (estagiária)
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizou na última terça-feira, 2, o Seminário Estadual de Práticas Exitosas do Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar ‘Sergipe na Idade Certa’ (Prosic) 2025. Durante o encontro, 14 experiências de gestão e docência foram apresentadas, promovendo a troca de saberes e reconhecendo práticas que impactaram significativamente a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, com a participação de instituições da rede estadual e de redes municipais parceiras.
A plateia reuniu o diretor do Departamento de Educação (DED), Genaldo Freitas, equipes pedagógicas, diretores de serviços, representantes da Roda Educativa/UNICEF, secretários municipais, diretores regionais, articuladores, técnicos pedagógicos, gestores, coordenadores, docentes e estudantes. As práticas, inscritas em outubro de 2025 foram selecionadas por sua diversidade, resultados, estrutura e potencial de replicação, e integrarão o Caderno de Orientações Pedagógicas do Prosic 2026.
Entre as práticas docentes selecionadas estão as ações de Silvania Neres (‘Heterogeneidade e distorção idade-série’), Marcos Antônio Santos (‘Cordel coletivo ProSIC’), Joan Pablo de Andrade (‘Inclusão digital’), Vitor Hugo Lemos (‘Aula para o Amanhã’), Iris Zuleica Ferreira (‘Planejamento e vendas’), Tayane Machado (‘Aprendendo com Sabor e Saúde’), Ana Luiza e Anaclécia (‘O que é teatro para você?’), Marta Elaine Santos (‘Antologia estudantil’), Maria Lígia Alves Góis (‘Leitura e escrita’), Leila Santiago (‘Reações químicas’) e Jailton Filho (‘Cores e formação da luz branca’).
Na categoria Gestão, foram destacadas ações do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa (‘Comportamento e riscos no trânsito’), da articuladora Sheila Maria Monteiro Ferreira (‘Recomposição da aprendizagem’) e do coordenador José Lorhan de Oliveira Martins (‘Projeto Semeando Saberes, Colhendo Futuro’).
“Um Seminário Estadual de Práticas Exitosas do Prosic é de suma importância para que os professores, gestores escolares e também das redes municipais e estadual possam inspirar outros professores e gestores com as suas práticas que foram desenvolvidas durante o ano e que impactaram positivamente nos resultados, sejam eles de proficiência, de melhoria da frequência, da melhoria das questões socioemocionais dos estudantes. O Seminário foi um compartilhamento de práticas, com professores se inspirando nas práticas de seus pares, de quem vivencia a mesma realidade. Isso é muito positivo”, diz o diretor do Serviço de Ensino Fundamental da Seed, Erinaldo Alves.
‘Sergipe na Idade Certa’
Implementado em 2019 no Ensino Fundamental e ampliado para o Ensino Médio em 2022, o Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar ‘Sergipe na Idade Certa’ (Prosic) promove intervenções pedagógicas para estudantes em distorção idade-série, favorecendo a reconstrução das trajetórias escolares e contribuindo para a redução da repetência, abandono e evasão.
Os resultados já demonstram o impacto do programa: a distorção idade-série na Rede Estadual caiu de 45% (2018) para 19,9% (2024) no Ensino Fundamental, e de 47% (2021) para 24,7% (2024) no Ensino Médio, de acordo com o censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Desde sua implantação, o Prosic já atendeu a 54.227 estudantes. Em 2025, o programa envolveu 11.805 estudantes em 196 escolas, 144 das quais são da Rede Estadual e 52 de redes municipais parceiras.
Fotos | Ascom Seed


