Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), vinculada ao Departamento de Educação (DED), está retomando as atividades do Núcleo de Atendimento a Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS).
O Núcleo atende, prioritariamente, aos alunos indicados pelos professores da Rede Pública Estadual de Sergipe, conforme suas habilidades. A parceria com os profissionais surge conforme necessidade dos alunos. Atualmente, o NAHS tem disponíveis profissionais na área de Música, de Artes e de Língua Portuguesa, para potencializar as habilidades dos estudantes.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação, professora Rita de Cássia Fontes de Oliveira, neste ano de 2020 o setor firmou parceria com o Conservatório de Música do Estado de Sergipe e está formalizando com alguns Centros de Excelência da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, para tornarem-se polos, como por exemplo, o Atheneu Sergipense, na área de física, e o Francisco Rosa, na área de robótica. “O objetivo é atender às mais diversas áreas e a um maior número de estudantes da rede, fortalecendo e aperfeiçoando seus conhecimentos”, disse.
Ela explica que quando um professor identifica no aluno uma alta habilidade, ele indica o estudante ao Núcleo para que este realize todo um trabalho de potencialização do desenvolvimento do aluno. Rita de Cássia destaca que, para a pessoa ser considerada com altas habilidades/superdotação, é necessário que ela tenha capacidade acima da média e envolvimento com a tarefa e criatividade. A professora explica que são diversos os tipos de Inteligência: Lógico-matemática, linguística, espacial, físico-cinestésica, intrapessoal, interpessoal, musical, naturalista, entre outras.
O NAAHS conta com a parceria da professora Cristina Maria Rodrigues, que tem orientado quanto aos processos de estruturação e funcionamento do Núcleo. Ela, que atuou no NAAH/S na época da sua fundação, hoje está lotada atualmente no Comitê Pedagógico do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa. Além dela, o núcleo conta também com o professor André Valença, de Arte, lotado no Centro de Excelência Djenal Tavares de Queiroz; e o professor Ronney Marcos Santos, de língua portuguesa, lotado no Centro de Excelência Atheneu Sergipense.
“O NAAH/S é fundamental para identificar e potencializar os talentos dos nossos alunos, em parceria com os professores de sala de aula e de recursos, para que se sintam cada vez mais valorizados. Assim, a Seduc, por meio do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação, busca oferecer uma educação de qualidade equitativa e ao longo da vida, de forma a complementar e suplementar, com o objetivo de possibilitar aos nossos estudantes avanços em suas habilidades”, declarou Rita de Cássia.
Para o professor Ronney Marcos Santos, o NAAHS é extremamente significativo no contexto educacional do Estado, pois ele possibilita que jovens que possuem altas habilidades e superdotação possam ser identificados e tenham suas habilidades trabalhadas de maneira orientada e de acordo com as suas necessidades, explorando ao máximo as suas potencialidades. “A experiência de ser um parceiro do Núcleo tem sido muito gratificante para mim, que trabalho com Língua Portuguesa, e mais especificamente, a produção textual. É ter a oportunidade de ver a criatividade desses alunos colocada no papel, utilizando das palavras, dos mais variados gêneros textuais, para dizerem ao mundo o que sentem e as suas impressões sobre tudo o que os rodeiam. Dos contos às poesias, é encantadora a sensibilidade com a qual a vida e as pessoas são vistas por eles. Por isso, reitero o quão importante o núcleo é para nossa Secretaria de Educação e desejo de coração que mais educadores se juntem a essa iniciativa e muitos estudantes possam ser beneficiados”, disse.
O professor André Valença destacou que as atividades realizadas pelo Núcleo de Atendimento de Altas Habilidades/Superdotação é uma política pública que auxilia os alunos com alta habilidades, “tendo em vista que esses alunos enfrentam alguns desafios no ambiente familiar e escolar. A intenção do programa é justamente estimular a aprendizagem desses alunos, de forma a possibilitar o desenvolvimento pleno de suas habilidades”.


