Evento é direcionado aos líderes da Secretaria, que neste segundo encontro participarão de uma palestra sobre tomada de decisões
Autora. Heidy Souza (estagiária)
Objetivando aprimorar a tomada de decisões para melhorar os resultados educacionais, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH), realizou nesta quarta-feira, 16, mais um encontro da I Jornada do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (Liderar-SE).
O evento realizado no Centro de Excelência Atheneu Sergipense conta com a participação de 31 servidores que ocupam cargos de liderança na Secretaria, como os diretores de departamentos, das diretorias regionais de educação (DREs) e assessores. A programação para este segundo encontro foi uma palestra intitulada ‘Tomada de decisão com base em evidências’, ministrada pela professora, mestre em gestão e avaliação da educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG), Maria Medeiros. A palestrante também é consultora pedagógica do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Todos pela Educação.
Segundo o chefe do serviço de desenvolvimento e liderança do DRH, Anselmo Vieira, a jornada contribuirá para que os líderes tomem decisões com evidências, desenvolvendo essas competências nos processos da gestão pública. “A jornada pretende aprimorar a competência de tomada de decisão, preparando as lideranças para agir com autonomia, pragmatismo e responsabilidade frente a situações complexas e imprevisíveis, preservando o foco nos resultados educacionais”, pontua.
Nesta primeira edição, a jornada está sendo dividida em quatro etapas: a primeira foi realizada no dia 29 de maio, na qual o público-alvo participou de uma palestra com o representante da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rocha Leandro. No momento, foi ministrada a palestra ‘Leitura do Cenário e Dinâmicas de Poder, Lideranças e Resultados Educacionais’, abordando o espaço de escuta, o alinhamento dos desafios estratégicos na gestão educacional, abordando a reflexão no papel fundamental das lideranças na transformação de contextos educacionais. Este segundo encontro realizado hoje aborda autonomia, pragmatismo e responsabilidade frente a situações complexas e imprevisíveis, preservando o foco nos resultados educacionais.
Já os próximos encontros terão como abordagem o foco em resultados e visão sistêmica, e no encerramento da jornada acontecerá a culminância com a convergência dos temas abordados.
Foto: Divulgação Seed