Secretarias estaduais da Educação e da Saúde montam estratégias para ampliar índices de vacinação nas escolas

Reuniões técnicas e parceria com o Ministério Público Estadual buscam alinhar ações do Programa de Saúde na Escola, para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes nas escolas públicas

Autora: Jennifer Nyrla (estagiária)


As secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Saúde (SES) conduzem uma série de encontros para alinhar a implementação da Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025. A ação, orientada pelos ministérios da Saúde e da Educação, vem acontecendo ao longo do mês de agosto e, nesta quarta-feira, 13, a reunião foi realizada no município de Estância. Em Sergipe, a ação utiliza a capilaridade e visibilidade do Programa Saúde na Escola (PSE) e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes diretamente nas unidades escolares da rede pública. As atividades também têm o apoio dos municípios sergipanos e do Ministério Público Estadual.

Essa estratégia promove a atualização do cartão vacinal, garantindo o acesso facilitado à imunização. As estratégias também orientam que, segundo a Nota Técnica n° 5/2025-DPNI/SVSA/MS, todas as doses aplicadas devem ser registradas no sistema oficial com o código 14, assegurando a precisão no monitoramento e no registro das informações.

Segundo o coordenador do Programa Saúde na Escola da Seed, Emerson Araújo, essa articulação tem por objetivos ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças imunopreveníveis em crianças e adolescentes nas escolas. “Essas ações são feitas para implementar estratégias que auxiliem a comunidade escolar a enfrentar as vulnerabilidades que possam comprometer a vida e o desenvolvimento das crianças e dos jovens brasileiros em idade escolar”, destacou.

O Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do PSE (GTI-E/PSE-SE) tem se reunido constantemente para analisar dados sobre a vacinação de rotina e a estratégia aplicada nas escolas, com base em informações fornecidas pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O levantamento oferece um panorama do perfil epidemiológico da vacinação nos municípios sergipanos e considera as orientações do Programa Nacional de Vacinação na Escola, do projeto Vacina Nota 10 e dos critérios do Programa Bolsa Família.

Reuniões estratégicas

Para ampliar o debate e alinhar estratégias junto aos secretários (as) municipais de Saúde, foi concebido espaço na pauta das sete reuniões do Colegiado Interfederativo Regional (CIR), as quais acontecem durante o mês de agosto. Já foram realizadas reuniões em Capela, no dia 1°; em Cedro de São João, no dia 5; em Aracaju, dia 6; e em Nossa Senhora da Glória, no dia 12. A próxima reunião está prevista para o dia 14 de agosto, em Itabaiana.
 
Para o coordenador do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado da Saúde, Rodrigo Lopes, essas reuniões são um espaço muito importante de articulação e diálogo entre os municípios. “Alinhar essas estratégias com gestores, secretários municipais e coordenadores que participaram da reunião, realizada justamente para discutir o impacto dessas ações no ambiente escolar ,é importante para  fortalecer ainda mais a promoção da saúde nas escolas”, frisou.

Fotos: Divulgação Seed

Notícias Anteriores