Secretário Jorge Carvalho recebe diploma de Honra ao Mérito Educacional

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED


Em solenidade prestigiada, secretário de Estado da Educação é agraciado com a mais alta honraria concedida pelo Conselho Estadual de Educação

 

Por Sílvio Oliveira


O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho do Nascimento, foi agraciado com o diploma de Honra ao Mérito Educacional nesta segunda-feira, 7, em solenidade concorrida realizada no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju (Se).

 

A propositura foi requerida pela conselheira Maria José Pimentel e ultimada por unanimidade pelos demais integrantes do Conselho Estadual de Educação, devido à vasta experiência de Jorge Carvalho na área educacional, ao notório saber e aos relevantes serviços prestados ao sistema de ensino de Sergipe.

 

A solenidade foi prestigiada por familiares, pelo governador Jackson Barreto, secretários de Estado, políticos, personalidades do mundo educacional e cultural, além de amigos e funcionários da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

 

O governador Jackson Barreto destacou a trajetória de Jorge Carvalho, enquanto integrante da equipe dele na prefeitura de Aracaju, como amigo e como secretário de Estado.

 

"Tenho um dever de reconhecer o trabalho de Carvalho. É uma homenagem justa, um reconhecimento da obra de um homem que dedica a sua vida à educação, com sua passagem pela Secretaria de Educação do município de Aracaju, pelo mundo acadêmico em Cuba, na Alemanha e no Brasil, e agora como secretário da Educação de Estado", destacou.

 

Homenagem e emoção


O currículo do homenageado foi lido pela propositora da honraria, Maria José Pimentel. Ela explanou a trajetória de Jorge Carvalho desde a época de infância nos bairros Rio Vermelho, em Salvador, e no 18 do Forte, em Aracaju.

 

 "Escrever a trajetória de Jorge Carvalho é instigante e desafiador, mas não escrevi como historiadora, escrevi como uma pessoa que admiro", disse.

 

Maria José pediu permissão a Jorge Carvalho para dividir a honraria com o saudoso Luiz Antônio Barreto, por não poder ter concedido ao historiador o diploma de Honra ao Mérito em vida.

 

"Gostaria de dividir a glória desta noite com o amado Luiz Antônio Barreto, referência nacional no âmbito da pesquisa, da história, que muito nos agraciou com os seus méritos na educação", enfatizou.

 

A conselheira ainda ressaltou a vida de Jorge Carvalho enquanto jornalista, apaixonado pela arte da fotografia, além do vasto conteúdo acadêmico escrito por ele em mais de 10 livros, artigos publicados em revistas e em eventos.

 

Também destacou sua vida pessoal, abnegação à vida pública e trajetória estudantil para alcançar seus méritos, desde a condição de professor até se tornar doutor em Educação.

 

Trajetória


Ao final da solenidade, o secretário não escondeu a emoção ao agradecer aos familiares e amigos presentes. Ele destacou o histórico familiar, o exercício da construção e da formação da plena cidadania em sua trajetória na escola pública de Sergipe, pesquisador da Universidade de Frankfurt (Alemanha), cursista da Universidade de Havana (Cuba), como fundador do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), professor da Universidade Federal de Sergipe, como homem público, até chegar ao mais alto grau da Educação de Sergipe, enquanto secretário de Estado.

 

"Tenho a exata consciência de que a escola pública me deu o pleno exercício da cidadania. Forneceu-me a regra e o compasso para as mudanças sociais até chegar aonde cheguei. Continuo buscando os anseios de um ensino público de qualidade. Estou honrado pelo reconhecimento. Pela primeira vez o Conselho Estadual de Educação concede o prêmio a um secretário de Estado da Educação ainda no cargo", destacou.

 

A solenidade finalizou-se no hall do Museu da Gente Sergipana, onde o secretário Jorge Carvalho recebeu os cumprimentos dos presentes ao som do Quarteto Clube do Jaz e Vanessa Góis.

Notícias Anteriores