Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, participou nesta quinta-feira, 21, da reunião de acolhimento aos 75 dirigentes municipais de educação, realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais, seccional Sergipe (Undime/SE). Na oportunidade, o gestor dialogou sobre as ações que a pasta estadual vem desenvolvendo para fortalecer o regime de colaboração com os municípios, bem como o alinhamento da agenda educacional no âmbito do Programa Alfabetizar pra Valer, por meio do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, do Governo de Sergipe.
Ao todo, 45 novos secretários municipais de educação assumem a gestão para o mandato 2021-2024 que se inicia nas prefeituras e 30 dirigentes permanecem. Durante a sua mensagem de boas-vindas, o secretário Josué Modesto ressaltou a importância do regime de colaboração do Estado com os municípios, o qual foi formalizado em setembro do ano passado, por meio de decreto estadual. “É fundamental essa parceria. Temos muitos desafios pela frente, principalmente no que diz respeito ao andamento das ações do programa Alfabetizar pra Valer, que dará assistência aos municípios no aspecto de formação continuada e disponibilização de material didático”, disse o gestor.
“Sejam muito bem-vindos e tenham a Seduc como o primeiro parceiro. Estamos à disposição de todos vocês para continuarem dialogando e alinhando estratégias, pensando em um único propósito: a plena alfabetização dos nossos alunos da rede pública”, frisou Modesto, durante seu discurso de acolhimento aos dirigentes municipais. Ele ainda falou sobre os avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e os esforços dos municípios; aprovação do Novo Fundeb; Currículo de Sergipe – Educação Infantil e Ensino Fundamental, o qual se encontra em fase de implementação, além da agenda educacional de Sergipe, com foco na evolução da aprendizagem dos alunos.
O presidente da Undime/SE, Thiago Carvalho, também explanou sobre os desafios da gestão e aconselhou os novos dirigentes a se apropriarem da assistência oferecida pela Seduc. “O professor Josué Modesto tem uma visão muito ampla de como deve ser a relação entre Estado e municípios, e essa parceria vem possibilitando bons resultados que refletem diretamente na educação dos alunos”, declarou ele, que estava acompanhado da vice-presidente da Undime/SE, professora Maria Cecília Tavares, secretária municipal de educação de Aracaju, que também acolheu os dirigentes municipais.
Alfabetizar pra Valer
Um dos momentos da programação foi reservado para o programa Alfabetizar pra Valer, apresentação mediada pela professora Andréa Dantas, diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam/Seduc). Na ocasião, ela fez um breve histórico sobre o programa, explanando sobre as premissas que dão base à fundamentação no programa, sobretudo a participação dos municípios. Também foram pauta do encontro os esclarecimentos sobre a seleção de bolsistas que atuarão no âmbito do programa, além das formações continuadas que em breve serão iniciadas e ocorrerão de forma virtual, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Seduc (AVA).
O programa Alfabetizar pra Valer é uma iniciativa do Governo de Sergipe, cujo objetivo é implementar uma política de Estado que tenha como foco a alfabetização de todos os estudantes matriculados nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, com ganhos maiores em Língua Portuguesa e Matemática. A ação visa garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do ciclo de alfabetização e contribui para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita, permitindo a progressão escolar e a prevenção do abandono, da evasão e da distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização.
Mais de 80 mil crianças serão beneficiadas e cerca de 2.000 professores alfabetizadores contemplados, das redes estadual e municipais de ensino. Para tanto, será distribuído material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização; será garantida a formação continuada para todos os gestores escolares e professores; criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe; Prêmio Escola Destaque para as unidades de ensino com os melhores resultados; apoio técnico e financeiro para as escolas com resultados mais desafiadores; além de mudanças na redistribuição do ICMS para todos os municípios participantes.
Programação
A reunião seguiu com a apresentação da Multiplataforma inteligente Avaliação Integrada; bate-papo sobre "Os desafios da retomada: Políticas Públicas e a Gestão Pedagógica frente à covid-19"; outra palestra sobre "Estratégias de Ensino remoto na pandemia da covid-19", finalizando com esclarecimentos sobre "Financiamento da Educação (Novo Fundeb, PNAE, PNATE, PDDE e Salário Educação)". A programação contou ainda com a participação dos diretores regionais de educação, que, nas regiões e territórios sergipanos, têm o papel de mediar o diálogo da Seduc com as Semeds.

