Secretário Josué Modesto é convidado do projeto Atheneu Políticas Públicas

Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, foi o convidado do projeto Atheneu Políticas Públicas (POP) dessa segunda-feira, 13. A iniciativa, desenvolvida pelos alunos do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, surgiu com o objetivo de fazer os estudantes entenderem a política nacional, o funcionamento do Estado brasileiro e o seu papel democrático como cidadãos. Tendo como proposta, semanalmente, os jovens recebem personalidades ligadas à política, bem como representantes parlamentares e gestores da administração pública para uma entrevista.

 

De acordo com o professor de Sociologia Yuri Noberto, que orienta os estudantes, a ideia do projeto é entender a escola como espaço de cidadania. “Eles entrevistam, eles preparam desde o roteiro, tentam trazer o que foi aprendido em sala de aula. A gente tem aulas de constituição, ciclos de políticas públicas. Então, eles constroem as perguntas, fazem o convite e se preparam para este momento aqui. Recebemos o secretário Josué Modesto aqui para falarmos de políticas públicas educacionais, as quais tocam a realidade dos nossos alunos, até porque eles estão na escola, eles passam nove horas aqui dentro. Então a política pública que eles mais têm contato é educação”, explicou.

 

A entrevista com o secretário Josué Modesto teve como principal norte a educação como política de estado, cujo marco legal celebra três anos de regulamentação. O gestor da rede estadual falou da criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saese), da estrutura das escolas, incentivo a participação em feiras, olimpíadas, programas de intercâmbio, além da importância do Novo Fundeb. “A educação como política de estado tem dois aspectos: primeiro é entender que a educação é realmente muito estratégica e muito importante para o desenvolvimento social. Segundo que, por ela ser estratégica, exige uma gestão muito mais profissionalizada, muito mais engajada. Isso significa uma mudança muito importante para Sergipe”, declarou Modesto.

 

Avaliação em larga escala foi outro tema do bate-papo com os alunos do Atheneu Sergipense. “O Saese segue a mesma escala do Saeb. A diferença para a avaliação nacional é que a nossa será realizada anualmente e o resultado vai estar disponível em fevereiro do ano seguinte para que a escola tenha os resultados detalhados no início do período do seu planejamento pedagógico. Avaliar não é para constranger ninguém; o objetivo é nortear a escola, o que ela pode fazer para melhorar, podendo aprender com a experiência de outra comunidade escolar”, relata o secretário estadual em outro trecho da entrevista.

 

Josué Modesto encerra sua participação no Atheneu POP passando uma mensagem para os jovens. “Acreditem na escola pública, construam uma escola pública referência, uma escola pública que nos orgulha. A escola pública é construída; ela não é um produto de consumo. Ela foi construída conjuntamente com os estudantes, com os professores, com as equipes técnicas, com as equipes que atuam com apoio, com as famílias; é uma construção; é uma aposta nessa escola que propicia oportunidades iguais para os que vêm de condições socioeconômicas diferentes”, disse ele, parabenizando os estudantes pela iniciativa.

 

Para o aluno Theofilo Pinto de Carvalho, o Atheneu POP vem para agregar no conhecimento do jovem acerca das políticas públicas. “É muito gratificante poder participar do projeto como jovem e trazer esse conhecimento para outros jovens, podendo futuramente construir uma sociedade mais justa, mais igualitária e com conhecimento. Eu consigo pontuar que as políticas públicas, mesmo sendo públicas, como o próprio nome já diz, elas são pouco acessíveis para a população. A população tem pouco conhecimento acerca disso e é uma coisa que ajuda ela mesma, porém ela tem pouco conhecimento”, disse.

 

O diretor do Atheneu Sergipense, professor Daniel Lemos, destacou que falar de políticas públicas é dar voz aos estudantes. “A gente diz que o aluno é empoderado e está atuando a todo instante. Ele é protagonista, e sendo protagonista ele começa a atuar não só para o futuro, mas também para o agora, para o presente. Então, esses estudantes com o POP, ele está transformando aquilo que é ideia em ações. O POP é uma iniciativa para falar sobre projeto de vida e oportunidades”, concluiu.

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