Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc
O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, está dando prosseguimento à série de visitas não agendadas às escolas da rede estadual de ensino. Na manhã desta sexta-feira, 6, ele esteve em mais três unidades escolares, todas em Aracaju. A agenda teve início no Colégio Estadual Ivo do Prado, localizado no bairro Dezoito do Forte, onde foi recebido pela diretora Magali Barros da Silva. A escola atende a 1.355 alunos, entre o ensino fundamental maior e o ensino médio, e atualmente está aguardando por uma grande reforma em sua estrutura física, o que acontecerá em breve. Para isso, a Seduc já está acertando outro local onde os alunos, professores e equipe diretiva passarão a ficar temporariamente.
Durante a visita, o professor Josué Modesto conheceu de perto todos os cômodos da escola, como cozinha, depósito dos gêneros alimentícios, salas de aula, laboratório de ciências e laboratório de informática, que atualmente tem 32 computadores, todos em pleno uso pelos alunos. Além disso, ele conheceu também a quadra de esportes, que é bastante utilizada pelos estudantes e pela comunidade.
“O secretário tem desenvolvido um ótimo trabalho. As escolas, no geral, têm tido autonomia financeira, e nós temos recebido muita verba para amparar os nossos alunos. Acredito que essa visita do secretário é a culminância desse processo, pois aqui ele pode conhecer a unidade de ensino, verificar de que forma essa verba está sendo aplicada e saber mais sobre o que temos feito pelos alunos e pela escola”, disse a diretora Magali Barros.
A segunda visita foi à Escola Estadual Professor Acrísio Cruz, na avenida Maranhão, onde estudam cerca de 573 alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O coordenador Airton Batista Araújo mostrou toda a infraestrutura da unidade de ensino e informou que, do ano passado para cá, houve um grande aumento no número de matrículas. Ainda segundo ele, já há um projeto de reforma da escola e da quadra de esportes.
A agenda do secretário Josué Modesto finalizou na Escola Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa, no bairro José Conrado de Araújo, onde foi recepcionado pela diretora, Sabrina Danielle de Jesus Mendonça e pelo coordenador Jailson José Pacheco de Menezes. A diretora afirmou que "do ano passado para cá, a procura praticamente dobrou, resultando hoje em 720 alunos matriculados do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio". Além de verificar toda a estrutura do prédio escolar, o secretário teve um momento de diálogo com os professores, quando ouviu as demandas e necessidades de cada um no tocante a aspectos pedagógicos e a equipamentos para aprimorar o trabalho em sala de aula.
O professor de Biologia, Eronides Soares, elogiou a iniciativa. “Com esse nosso encontro, o secretário passa a conhecer de perto a realidade da escola e faz com que a comunidade perceba a presença dele aqui, mostrando a devida importância da escola para a sociedade". Já a diretora, Sabrina Danielle de Jesus Mendonça, disse que “é muito importante o secretário ver de perto a nossa realidade. Tanto os professores quanto os alunos e funcionários sentem-se mais acolhidos por saberem que podem conversar com o gestor da Educação sobre as nossas necessidades e sobre as ações que já estamos desenvolvendo e aprimorando a cada dia”.
Em conversa com os professores e gestores das três unidades de ensino Josué Modesto falou sobre diversos pontos pertinentes às demandas das escolas. “A Seduc está de portas abertas para atender, sempre que possível, às necessidades dos nossos alunos, professores e equipes gestoras. Tenho visitado semanalmente as nossas unidades de ensino para ver de perto o real funcionamento delas e estabelecer esse diálogo mais próximo com todos os que fazem a educação no Estado”, disse.













