Seduc disponibiliza material didático preparatório para o Enem aos alunos do ensino médio

Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc

 

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Departamento de Educação e do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, junto com a Superintendência Executiva de Educação, pensou em um plano de ação para a construção de uma agenda estratégica focada na preparação dos alunos da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio. Uma das ações será a disponibilidade dos materiais didáticos produzido por professores do Curso Pré-Universitário da Seduc para todos os alunos do ensino médio da rede estadual.

 

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Pré-Universitário, Gilvânia Guimarães, no portal da Seduc há um espaço onde todo o material é disponibilizado: apostilas, cadernos, simulados, vídeos, podcasts, entre outros. “O site do Preuni também está sendo reformulado e terá um ambiente aberto a qualquer pessoa que queira fazer o download dos materiais. O momento é de partilha de saberes e experiências com a perspectiva de juntos melhorarmos os dados educacionais de Sergipe. A expertise do Programa certamente contribuirá na inovação da prática pedagógica dos professores e na realização de novas ações nas escolas de Ensino Médio”, disse.

 

O diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Fábio Leite, afirmou que essa iniciativa vai beneficiar os alunos da rede estadual e toda a sociedade. “Vamos compartilhar um material que é muito bem avaliado e totalmente produzido pelos professores do Pré-Universitário. O secretário Josué Modesto determinou que ele seja disponibilizado não só para os alunos, mas para toda a sociedade. Isso vai contribuir para o conhecimento dos estudantes no bom desempenho durante a provas do Enem. Todo mundo só tem a ganhar”, declarou.

 

Produção dos professores

 

O compartilhamento dos cadernos didáticos e todo o material produzido pelo Curso Pré-Universitário é possível graças à união entre o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) e o Departamento de Educação (DED). 

 

A diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Muricy, afirmou, que a Seduc, por meio de ações integradas com diversos departamentos, à exemplo do DED e do Dase, está empenhada na mobilização dos estudantes para o Enem. “Estamos desenvolvendo diversas estratégias e ações conjuntas, oferecendo suporte pedagógico aos nossos professores, visando a melhor preparação dos nossos alunos”, explica. 

 

Para a coordenadora do Serviço de Ensino Médio (Semed/DED), Joniely Cheyenne Moura Cruz, essa ação vai valorizar o trabalho construído pelos professores da rede estadual que atualmente estão atuando no Pré-Universitário, além de ser uma forma de disponibilizar mais conteúdo para os alunos.

 

“Fazer com que esses cadernos cheguem aos demais alunos é uma forma de a gente compartilhar as boas práticas, qualificar a atuação dos nossos professores, à medida em que eles estarão fazendo uso de um material produzido de maneira alinhada ao Enem. Essa parceria oportuniza a toda a rede um material de qualidade. Sem falar na contribuição que os professores estarão dando aos seus colegas, que terão esse apoio no seu trabalho junto aos seus alunos”, disse.

 

Materiais didáticos

 

Com a perspectiva de uniformizar o material, a equipe do Pré-Universitário, juntamente com os professores, estruturou os Cadernos Didáticos de acordo com o planejamento do Programa. O material traz para os estudantes várias dicas com os conteúdos cobrados no Enem; sites relacionados aos conteúdos estudados; temáticas de redação, banco de questões do Enem e outros vestibulares.

 

Foram produzidos quatro Cadernos Didáticos, nomeados com personalidades sergipanas, e cada um está organizado em 11 aulas por componente curricular. Após a conclusão de cada aula serão apresentados dois bancos de questões: “Foco na Prática”, com questões de instituições públicas e privadas; e “De Olho no ENEM”, com questões exclusivas do ENEM.

 

Os conteúdos dos Cadernos estão organizados a partir da Matriz de Referência do Enem, atentando para os Eixos Cognitivos, as Competências e as Habilidades das quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes, Inglês e Espanhol); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias.

 

Para o acervo das escolas serão disponibilizados para download os quatro cadernos:

 

Caderno Tobias Barreto – revisão da 1ª série do Ensino Médio;

Caderno Fausto Cardoso – revisão da 2ª série do Ensino Médio;

Caderno Ofenísia Freira – revisão da 3ª série do Ensino Médio;

Caderno Thétis Nunes – que traz as competências avaliadas na Redação do ENEM, 40 propostas de Redação, 100 textos que estão divididos em 20 temáticas, além de folha para redação com espaços para anotações de cada competência.

 

Os Cadernos Didáticos do Programa Pré-Universitário servirão como suporte didático de pesquisa, tanto para estudantes, quanto para os professores do Ensino Médio. Trata-se de um material complementar que será atualizado anualmente, com o intuito de aprofundar os conhecimentos, fixar conteúdos e garantir um bom desempenho no Enem e outros Vestibulares.

 

Clique aqui e tenha acesso

 

Notícias Anteriores