Por Ascom/ Seduc
Fonte: Ascom/ Seduc
Os interessados deverão fazer a inscrição no período de 12 a 16 de junho
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), oferecerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de julho, nos turnos manhã e tarde, a devolutiva do Simulado II do Projeto Aprova Brasil. O encontro virtual será destinado aos pedagogos (3º ao 5º ano), professores de Matemática e Língua Portuguesa, coordenadores de ensino e gestores escolares das unidades que oferecem o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). As inscrições devem ser feitas no período de 12 a 16 de julho, por meio do link https://forms.gle/ppToCSbCkkt6HSfE7.
A Devolutiva II tem como objetivo apoiar os professores, coordenadores de ensino e gestores escolares na análise dos resultados do simulado II aplicado em todas as turmas de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, observando as habilidades de língua portuguesa e matemática em que os estudantes tiveram melhor desempenho e aquelas em que eles tiveram mais dificuldades.
Para a coordenadora Pedagógica do Aprova Brasil no Serviço de Ensino Fundamental (SEF/DED), professora Tânia Carvalho, “esse é um momento ímpar de cada professor e coordenador de ensino verificarem como os resultados de sua turma e escola estão em relação ao resultado do Estado e trabalhar mais intensamente na aprendizagem dos estudantes”.
Com base nas informações dos resultados, os professores discutirão e planejarão novas estratégias de intervenção com o apoio dos formadores do projeto. Além dessa ação de formação em serviço, os professores, coordenadores e gestores que desenvolvem o projeto Aprova Brasil têm a plataforma Aprova Brasil para acompanhamento dos resultados dos simulados por aluno individualmente, além de diversas atividades complementares para cada habilidade trabalhada e não desenvolvida, com o intuito de reforçar o trabalho com as habilidades que compõem os simulados, visando auxiliar na realização dessa etapa do projeto.
Segundo a diretora do Departamento de Educação, Professora Ana Lúcia Lima, o projeto Aprova Brasil vai além do material didático complementar por favorecer ao professor formação em serviço e o acompanhamento em tempo real das aprendizagens dos estudantes, por meio das plataformas Moderna Edu-ambiente virtual de aprendizagem e Aprova Brasil-gestão e monitoramento.
A proposta pedagógica do Projeto Aprova Brasil coordenado pela Editora Moderna abrange livros de apoio didático, sendo nove volumes de Língua Portuguesa e nove volumes de Matemática para cada ano do Ensino Fundamental. Os livros têm um conjunto de lições, que desenvolvem habilidades, e um conjunto de simulados, que familiarizam os alunos com os modelos das provas. Todo o apoio didático foi selecionado e elaborado a partir da Matriz de Referência de habilidades do SAEB, que é a base para as questões das avaliações nacionais e organizada a partir da Base Nacional Comum Curricular /2017.
No fim de cada simulado, o professor e o coordenador de ensino terão uma formação EAD para tratar o resultado da aprendizagem dos estudantes expresso na Plataforma Aprova Brasil. A partir da análise dos resultados dos simulados há a possibilidade de planejamento de novas intervenções voltadas à melhoria do desempenho dessas habilidades.
Aprova Brasil
Em Sergipe são assistidos 55.412 alunos em 152 unidades escolares que ofertam anos iniciais do Ensino Fundamental e 193 escolas dos Anos Finais.
O Projeto Aprova Brasil compõe um sistema robusto de avaliação que possibilita mapear toda a rede e mostrar quais habilidades os estudantes dominam e quais aquelas que demandam intervenções pedagógicas. O projeto oferece Avaliação Diagnóstica de Aprendizagem, identificando as habilidades que os alunos dominam e aquelas que demandam mais intervenções.
Os simulados em Língua Portuguesa e Matemática auxiliam o professor no desenvolvimento da competência leitora e competência matemática, consideradas a partir de um conjunto de habilidades, que associam conteúdos curriculares e operações mentais.
A cada cinco lições de Língua Portuguesa e cinco lições de Matemática (do 3º ao 5º ano), e quatro de Matemática (do 6º ao 9º ano), é realizado um simulado, sendo um total de quatro simulados ao longo do ano para cada componente curricular.
Link de inscrição, clique aqui



