Seduc fortalece regime de colaboração com dirigentes municipais de educação do Agreste Sergipano

Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizou na manhã desta quinta-feira, 19, uma reunião com os dirigentes municipais de Educação dos 14 municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação 3, correspondente às unidades educacionais localizadas no território Agreste de Sergipe. 

 

"A reunião com os dirigentes municipais de Educação aconteceu com o intuito de fortalecermos a educação nos quatorze municípios que integram o território Agreste sergipano. Nossa pauta central girou em torno da retomada presencial das aulas, os protocolos sanitários e pedagógicos, transporte, alimentação escolar e outros", relatou Ana Lúcia Lima, diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc).

 

A aproximação entre os municípios não se dá somente pela localização do território, mas também no âmbito das ações. De acordo com Daniela Santana, diretora da DRE 3, que coordenou o encontro, foi fundamental compartilhar as experiências e realidades de cada um dos municípios, pois para além das semelhanças territoriais, as particularidades são visíveis. 

 

Segundo Daniela Santana, as aulas presenciais nas unidades de ensino circunscritas à DRE 3 iniciaram no dia 17 de agosto, algumas serão no dia 23 deste mês e outras em setembro, o que requer um planejamento constante e dinâmico. "O nosso objetivo realmente é de aproximar os dirigentes municipais para que se possa realizar um alinhamento das ações com foco nas aulas presenciais também do município. Precisamos apoiar esse momento nos municípios e compartilhar as experiências", disse. 

 

As aulas presenciais da Rede Pública Municipal de Itabaiana estão previstas para iniciarem no dia 13 de setembro. Segundo a secretária municipal de Educação, Mércia Maria Santos Félix, a contribuição promovida pelo encontro foi de fundamental importância, porque quando o aluno sai da rede municipal vai para a rede estadual, e isso gera algumas demandas. 

 

"Nós trabalhamos com o objetivo de melhorar a educação daqueles alunos matriculados na Rede Pública e precisamos dar a eles as condições necessárias de transporte, alimentação escolar, ensino-aprendizagem etc. Então, ouvindo as experiências de outros municípios que são nossos vizinhos ajuda-nos a pensar melhor as soluções para atender ao nosso público", ressaltou a dirigente municipal Mércia Maria. 

 

O município de Campo do Brito também está organizado para iniciar as aulas presenciais da Rede Pública Municipal no dia 13 de setembro, e o encontro aprofundou as orientações sobre os protocolos sanitários e pedagógicos, e ações de logística também. Segundo Perla Nelly Menezes Reboiras, secretária municipal de Educação, socializar experiências com os municípios situados no mesmo território promove novas ideias e soluções. "Com essas experiências nós podemos aprender também, e isso é muito importante porque, além de tratarmos sobre transporte, alimentação escolar etc., pudemos falar também sobre a prática pedagógica, ou seja, como vai funcionar a carga horária por componente curricular e etapa de ensino, por exemplo", concluiu Perla Nelly. 

 

Diante da presença dos quatorze dirigentes municipais de Educação, Ana Lúcia Lima apresentou o Programa de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa (Prosic). A partir dele, as unidades de ensino estaduais situadas nos municípios da DRE3 poderão compor turmas para atender aos estudantes em distorção idade-série. 

 

O programa visa a proporcionar aos estudantes nessa situação oportunidades diferenciadas de aprendizagem, com metodologias e propostas pedagógicas específicas que promovam autonomia, participação, protagonismo e autoconfiança, permitindo gradativamente a retomada de suas trajetórias escolares e o sucesso escolar.

Notícias Anteriores