Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
O curso será direcionado a 100 professores da rede pública estadual que lecionam no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e tenham alunos com deficiência matriculados em sua sala
No período de 17 de maio a 22 de agosto, professores da rede pública estadual irão se debruçar nos conceitos e fundamentos do curso Educação Inclusiva na Perspectiva Inclusiva, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), direcionado aos educadores que lecionam no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e tenham alunos com deficiência matriculados em sua sala. A formação terá a carga horária total de 64 horas/aula, distribuídas da seguinte maneira: 56 horas de atividades assíncronas e mais oito horas de atividades síncronas.
A formação será composta de 14 módulos, e cada um abordará uma deficiência ou um assunto ligado à educação especial na perspectiva da inclusão. Cada módulo será ministrado por um profissional, e o primeiro módulo será conduzido pela professora Lilian Alves, coordenadora do Serviço de Educação Inclusiva da Seduc (Seinc), setor responsável pelo curso, cujas atividades remotas serão concentradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Seduc). Essa primeira parte tratará da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, que atualmente rege o sistema de ensino de todo o país.
De acordo com a diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima, o curso de formação continuada em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva será ofertado com o objetivo de qualificar o trabalho dos professores que atuam nas unidades de ensino, visando auxiliar a construção de um sistema educacional inclusivo, equitativo e de qualidade. “Sabemos dos grandes desafios para assegurar os estudos aos nossos alunos, e na perspectiva do atendimento a todos os estudantes, a acessibilidade pedagógica é essencial para a inclusão”, declarou a gestora.
Para a professora Lilian Alves, coordenadora do Seinc, as formações para os professores do Ensino Regular na área da Educação Especial permitem qualificar o atendimento prestado aos estudantes público-alvo da Educação Especial da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, matriculados nas turmas de inclusão. Ainda de acordo com ela, a ideia é que o projeto do curso tenha continuidade, abrindo novas turmas futuramente.

