Seduc inicia formação para profissionais de Apoio Escolar II contratados para atuar nas salas de ensino regular

Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc

A abertura do encontro presencial da formação continuada para profissionais de Apoio Escolar II, realizada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Educação Inclusiva (Seinc), lotou o auditório da Faculdade Pio X, em Aracaju, com a participação de cerca de 380 cursistas. A abertura foi feita pela diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), Ana Lúcia Lima Rocha, que representou o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. A capacitação se estenderá até o dia 5 de agosto, com momentos presenciais e atividades online. A abertura foi realizada presencialmente, dividida em dois grupos: o primeiro abrangendo as Diretorias Regionais de Educação 1, 2, 3, 8 e DEA, no auditório da Faculdade Pio Décimo (Campus Jabotiana), em Aracaju; e o outro para as DREs 4,5,6,7 e 9, no espaço de eventos Magnífica, em Nossa Senhora das Dores.

 

A formação atende ao propósito de qualificar os profissionais para a atuação nas escolas da rede estadual de ensino, com a introdução a temas fundamentais da educação especial. De acordo com o censo de 2021, a rede estadual possui 3.245 alunos com deficiência matriculados no ensino regular. De acordo com a diretora do DED, professora Ana Lúcia, é inédito na rede estadual de ensino o quantitativo de contratação desses profissionais de Apoio Escolar II. “São professores que vão auxiliar nas salas de recursos e salas de aula regulares junto com os nossos professores regentes. Então é muito importante para a gente promover a acessibilidade pedagógica desses estudantes. Esta é uma formação para a gente englobar todos os profissionais de Apoio Escolar II que atenderam à convocação. Continuaremos esse processo para que todos os nossos estudantes especiais tenham esse suporte pedagógico em nossas escolas”, disse.

 

O diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH), professor Jorge Costa Cruz Júnior, destacou que, pela primeira vez, a Seduc está conseguindo atender cem por cento das necessidades das escolas em relação aos profissionais de Apoio Escolar II. “Essa formação é para os profissionais de nível superior que vão fazer o acompanhamento dos alunos com necessidades especiais de todas as escolas. É uma formação de suma importância para que eles consigam agir na escola com esses nossos estudantes e entregar a educação de qualidade que a gente tanto almeja”, declarou.

 

De acordo com Lilian Alves Moura de Jesus, coordenadora do Serviço de Educação Inclusiva (Seinc/Seduc), a formação presencial foi dividida em dois grupos devido ao grande número de profissionais de Apoio Escolar II que foram recentemente lotados na rede estadual de ensino. “Essa foi uma grande vitória nossa, com um empenho grande da Seduc para fazer com que os estudantes da educação especial tenham o direito garantido em nossas escolas com o apoio desses profissionais, que estarão cumprindo um papel importantíssimo para que a inclusão escolar se efetive e aconteça com qualidade”, afirmou.

 

Socialização de experiências e conhecimentos

 

Os participantes da formação destacaram a importância do curso para a troca de conhecimentos e experiências. Foi o que disse a diretora da DRE 3, Daniela Silva Santana. “Esse é um momento de acolher esses servidores que estamos recebendo, atendendo às demandas nas unidades escolares, e também de qualificá-los. Essa é a nossa primeira formação, e com certeza, outras mais acontecerão para a gente acolher os nossos alunos de forma qualificada”, disse.

 

A professora Simônica Santana Sales de Jesus ensina na Escola Estadual Deputado Francisco da Paixão, em Campo do Brito, e trabalha com dois alunos autistas em sala regular. “Essa formação vem trazer mais oportunidade de crescimento em nosso conhecimento. Sendo assim, vamos trazer melhorias para o desenvolvimento dos nossos alunos em termos de aprendizagem”, declarou.

 

Opinião semelhante teve a professora Gessika Marcelino, da Escola Estadual São José, em Aracaju. “Eu fui contratada agora, mas já participei do edital anterior e, por tanto, já tenho experiência com a função. Mas como tem gente que ainda não tem muita experiência, esta capacitação é de suma importância para que possam ver a teoria e colocar os conhecimentos em prática. É importante ter um norte de como trabalhar com essas crianças, como estar auxiliando o professor do ensino regular, para ter progressos nos alunos”, afirmou.

 

A professora Rosa Carla Cardoso Almeida atua na sala de recursos multifuncionais do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, e participou da abertura da formação representando os demais professores. “Esta é uma oportunidade que temos de trocar as nossas experiências, passar um pouco da prática que temos nas escolas, e aprender coisas novas, tentando oferecer uma qualidade de ensino aos nossos alunos. Eles são o principal dentro da escola, é para os nossos estudantes que temos que olhar, nos inspirar, e buscar o melhor. Temos que ter sempre esse olhar de inclusão, de saber que aquela pessoa merece todo o respeito”, disse.


Profissional de Apoio Escolar II

 

O profissional de Apoio Escolar II é responsável por fazer a mediação pedagógica para estudantes com deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista dentro das salas de ensino regular. Recentemente, por meio do edital 44/2021, o Governo do Estado realizou Processo Seletivo Simplificado para a contratação de mais profissionais de Apoio Escolar II. Eram previstas 33 vagas, mas devido ao grande número de matrículas em toda a rede estadual de ensino, foi realizada uma solicitação de ampliação para mais 467 vagas. A coordenadora do Seinc, Lilian Alves Moura, explica que as lotações ainda estão em andamento, e que até o momento, mais de 400 profissionais já foram convocados.

Notícias Anteriores