Ação facilita a obtenção do CPF para alunos da rede pública e prepara famílias para a exigência do documento no processo de matrícula de 2025
Autora | Jennifer Nyrla (estagiária)
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) realizou, nesta quarta-feira, 30, no Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, uma ação integrante da campanha ‘Estudante Cidadão, CPF na Mão’. A iniciativa prepara os alunos da rede pública estadual para uma nova exigência: a partir do ano letivo de 2025, todos os estudantes deverão informar obrigatoriamente o número do CPF no cadastro do Portal da Matrícula Online, tanto para novas matrículas quanto para renovações.
O objetivo principal da campanha é assegurar que os estudantes da rede pública estadual tenham acesso aos direitos da vida civil e às políticas públicas educacionais, pois, com o Cadastro de Pessoa Física, os dados dos alunos são cruzados em nível nacional. A ação já passou por diversos municípios, incluindo Propriá, Gararu, Estância, Nossa Senhora de Lourdes, Japaratuba, Ilha das Flores, Canindé de São Francisco, Umbaúba, Tomar do Geru, Brejo Grande, Carira, Itabi e Pedrinhas. A ação também é uma das atividades a ser levada ao programa ‘Sergipe é aqui’.
A técnica pedagógica do Núcleo Gestor da Matrícula Online (Nugem), Patrícia Morgana, informou que a campanha continuará em outras edições do programa ‘Sergipe é aqui’ e nas diretorias regionais de educação até o fim do ano letivo de 2024. “A receptividade da campanha tem sido positiva nos municípios e, a partir de 2025, os estudantes da rede pública estadual e os novos ingressantes deverão obrigatoriamente informar o CPF”, ressalta Patrícia.
A diretora da escola, Deisy Nascimento, destacou que a campanha antecipa o processo de matrícula de 2025, facilitando o atendimento aos pais. “Estamos fazendo isso com antecedência para que os pais possam realizar as matrículas com a documentação exigida, de forma tranquila”, enfatiza.
Para Célia Cecília, mãe de um aluno que obteve o CPF por meio da campanha, a iniciativa é essencial. “Como mãe, acho essa ação muito importante. Esse processo está mais rápido e prático”, considera.
O aluno participante João Carlos também reconhece a importância do CPF. “O CPF é fundamental para ingressar no mercado de trabalho, fazer o Enem e acessar diversos benefícios”, afirma.
Fotos: Allana Goes (estagiária)