Seduc regulamenta funcionamento do Centro de Aperfeiçoamento de Esporte Escolar

Por Ascom/ Supee
Fonte: Ascom/ Seduc

Nos quatro núcleos são 600 estudantes matriculados em 15 modalidades

 

O desporto escolar sergipano ganha uma nova dinâmica, com perspectiva de alcançar o desenvolvimento, dar um salto de qualidade e abrir perspectivas de grandes conquistas com a criação e regulamentação do Centro de Aperfeiçoamento de Esporte Escolar, que é uma política pública do Governo de Sergipe, oficializada por meio do Decreto nº 40.651, de 26 de agosto de 2020, e regulamentado por meio da Portaria nº 037/2021, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

 

Recentemente, no dia 1º de fevereiro de 2021, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Josué Modesto dos Passos Subrinho, assinou a Portaria 0371/2021, que regulamenta o funcionamento e a organização administrativa do mencionado centro, transformado assim em realidade um sonho antigo, acalentado pela comunidade de professores de Educação Física que lidam com o desporto escolar no estado de Sergipe.

 

O centro é gerenciado pela Seduc, por meio da Superintendência Especial de Esporte (Supee), e tem como objetivo principal ofertar aos estudantes sergipanos treinamentos com professores de Educação Física especialistas em modalidades esportivas, visando formar não só atletas, mas também cidadãos autônomos, éticos e autoconfiantes.

 

Para o professor Wendel Oliveira, coordenador de Esporte Educacional da Supee, a regulamentação do Centro de Aperfeiçoamento de Esporte Escolar é uma vitória dos professores de Educação Física do Estado de Sergipe e vai proporcionar de forma gradual, organizada e estruturada o desenvolvimento ao desporto escolar em Sergipe.

 

“O esporte e a educação sempre devem andar juntos. É nessa fase escolar da vida que nossas crianças e jovens estão em plena formação de personalidade, desenvolvimento motor e cognitivo. Todo esse aprendizado que ocorre na escola é vivenciado e ampliado por meio da prática esportiva. Essa é a grande importância do Centro de Aperfeiçoamento de Esporte Escolar.  Geramos oportunidades para a juventude iniciar no esporte de forma segura, estruturada, sistematizada, com diálogo permanente com a escola e com profissionais especializados no ensino do esporte e na formação humana. Queremos que eles enxerguem no esporte a possibilidade de superar desafios e acreditar que se eles se dedicarem, podem conquistar o que quiserem, o que sonharem”, avaliou Wendel Oliveira.

 

A superintendente Mariana Dantas fala da expectativa de que o Centro de Aperfeiçoamento de Esporte Escolar promova um salto de qualidade no desporto escolar sergipano. “Unificamos as ações, lotamos os professores especialistas em cada modalidade em escolas parceiras, localizadas nas proximidades desses núcleos. É bom registrar, que ampliamos esses núcleos. Estamos ministrando um ensino de esportes de alto nível, para que eles estejam preparados, não só para as competições escolares, mas também para os eventos que vamos trazer para Sergipe nesta temporada”, disse Mariana Dantas.  

 

Quatro localidades

 

O Centro de Aperfeiçoamento de Esporte Escolar é subdividido em quatro núcleos, todos eles localizados em Aracaju. Hoje esses núcleos atendem a cerca de 600 estudantes atletas de 6 a 18 anos de idade, em 15 modalidades esportivas, e esses alunos são sempre recebidos no contraturno escolar. Os núcleos ofertam as seguintes modalidades esportivas: Jiu Jítsu, Judô, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Wrestling, Futsal e Atletismo (na Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, bairro Santos Dumont); Jiu-Jítsu, Judô, Tênis de Mesa, Paratletismo, Ginástica Rítmica, Futsal e Atletismo (na Escola de Esportes Professor Kardec, no Santa Maria); Paranatação, Natação e Polo Aquático (no Parque Aquático Oseas Dias de Miranda, bairro Siqueira Campos). Também ocorrem atividades na Estação Cidadania, no Bugio: Badminton, Judô, Ginástica Rítmica, Voleibol, Paratletismo e Atletismo.

 

Além dos treinamentos, os professores do Centro de Aperfeiçoamento de Esporte Escolar são responsáveis por disseminarem o conhecimento nas modalidades esportivas em que eles atuam com os professores e estagiários de Educação Física de todo o Estado.

 

Com a regulamentação do Centro de Aperfeiçoamento de Esporte Escolar, a perspectiva da coordenação é ampliar o número de núcleos, expandindo para o interior do Estado, oportunizando que mais estudantes sejam atendidos, além de realizar um processo seletivo para professores da rede estadual que desejarem compor a equipe, democratizando a possibilidade de mais professores especialistas comporem a equipe.

 

O Centro de Aperfeiçoamento de Esporte Escolar funciona no horário das 7h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Notícias Anteriores