Seduc,Telefônica e Paramitas abrem a jornada formativa Aula Digital Sergipe 2021

Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc

 

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), participou na tarde desta segunda-feira, 31, da abertura da Jornada Educativa – Aula Digital Sergipe 2021, com o tema "A escola que temos, queremos e fazemos", realizada pelo Instituto Paramitas e transmitida pelo canal de mesmo nome no YouTube. O evento formativo marca o início da jornada pedagógica do Aula Digital Sergipe 2021 e uma uma realização da Telefônica e da Seduc, com formação do Instituto..

 

A formação tem como objetivo proporcionar um ambiente de reflexão acerca da realidade escolar frente aos desafios impostos pelo isolamento social, articulando estratégias para superar as dificuldades, gerando oportunidades de ensino e aprendizagem em meio à pandemia e compartilhando casos de sucesso. Com vídeos de dois minutos, os participantes apresentaram os desafios e superações enfrentados e alcançados no ano de 2020 mediante a pandemia do novo coronavírus.

 

Para a diretora do Departamento de Educação da Seduc, Ana Lúcia Lima, assim como os outros estados brasileiros, Sergipe também precisou reinventar-se para enfrentar a pandemia, assegurando a continuidade dos estudos para todo o público matriculado na Rede Pública Estadual de Educação. “Nessa caminhada foi estruturado um grande projeto, o Estude em Casa, no qual temos três ações principais: a criação do portal Estude em Casa no site oficial da Secretaria; a transmissão de videoaulas pela TV e de podcasts educativos pela rádio; e o lançamento do aplicativo Estude em Casa”, pontuou. 

 

Cátia Matias dos Santos, professora do Centro de Excelência São José, localizado no município de Malhador, abordou “a escola que fazemos”, ou seja, a conduta que a mencionada comunidade escolar adotou a fim de aprender diferentes metodologias para adaptar-se às novas demandas da educação digital. “Quantos de nós tentamos replicar as práticas presenciais no ensino remoto e percebemos que não eram eficazes? Fomos convidados a aprender novas tecnologias e dominar novas ferramentas, inclusive a ensinar de uma outra forma, levando em consideração outros critérios. Então, a escola que fazemos aponta soluções, busca caminhos, estimula a pesquisa e tenta, dentro do seu contexto limitado, inovar-se e aproximar-se do aluno”, disse.

 

Segundo Ana Lúcia Lima, diretora do DED, a jornada pedagógica conta com a participação de mais de 1.700 professores inscritos em função do desenvolvimento do programa Aula Digital em toda a Rede Pública Estadual na qual esses profissionais atuam, além dos profissionais que lecionam e também desenvolvem o programa na Rede Municipal de 20 municípios.

 

“Temos uma alegria enorme com essa parceria que tem sido construída no território de Sergipe há cinco anos com o projeto Aula Digital. Nós chegamos hoje a 567 escolas do território, entre estaduais e municipais, contando com a parceria do Estado e de 57 municípios. É uma alegria acompanhar juntamente com vocês e fazer parte de um processo de evolução muito perceptível no campo da educação sergipana. Há muito o que fazer, mas muito já foi feito também”, pontuou Renata Altman, gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica.

 

Claudia Stippe, presidente do Instituto Paramitas, explica que a jornada formativa 2021 é ofertada pelo programa Aula Digital, em uma parceria com a Telefônica Vivo, a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e as secretarias municipais. “Fizemos um processo de sensibilização das escolas, convidamos os professores para esse momento e vocês estão aqui. Participem de cada uma das etapas que estão previstas nessa jornada. Com isso conseguiremos fazer uma escola melhor e responderemos a essas questões que trazemos aqui da escola que temos, a escola que fazemos e, mais do que tudo, trabalhar pela escola que teremos”, concluiu.

 

 

Notícias Anteriores