Programa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções criativas, baseadas em tecnologia, programação e design
Autora: Alice Mendonça (estagiária)
O Governo de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), divulgou o resultado do 1° Educkathon – Programa de apoio ao Hackathon na rede pública estadual de Ensino. A solenidade de premiação aconteceu na sexta-feira, 19, no SergipeTec (bairro Rosa Elze, São Cristóvão), com a colaboração da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE) e da própria SergipeTec, reunindo 50 participantes de 10 escolas da Rede Pública Estadual para uma competição tecnológica e criativa.
Todas as escolas participantes receberam capacitação no SergipeTec nos dias 16 e 17 e competiram no dia 19, também no SergipeTec. Cada equipe era composta por cinco membros, sendo um professor orientador e quatro alunos. Todos receberam certificados de 20 horas pela capacitação para o 1° Educkathon.
Na classificação, estiveram: em 1° lugar, com 343 pontos, a ‘Equipe Cognos’, representando o Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito (DRE 9 – Canindé de São Francisco); em 2° lugar, com 331 pontos, a equipe ‘Mattea’, representando o Centro de Excelência Educação Profissionalizante Professora Neuzice Barreto (DRE 8 – Nossa Senhora do Socorro); e em 3° lugar, com 330 pontos, a equipe ‘Jornada Literária – Mulheres que Escrevem’, com o Colégio Estadual 17 de Março (DEA – Aracaju).
Até o 10°, a classificação está com os seguintes representantes: em 4°lugar, a equipe ‘Grau 7’, do Colégio Estadual Dr. Manoel Luiz (DEA – Aracaju); em 5° lugar, a equipe ‘Guigó’, da Escola Estadual Maria da Glória Mota Cabral (DRE 4 – Capela); em 6° lugar, a equipe ‘Educação Financeira’, do Centro de Excelência Santos Dumont (DEA – Aracaju); em 7° lugar, a equipe ‘Portões de Onã’, do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares Queiroz (DEA – Aracaju); em 8° lugar, a equipe ‘Sertamática’, do Colégio Estadual José Inácio de Farias (DRE 9 – Monte Alegre de Sergipe); em 9° lugar, a equipe ‘Bioedx’, do Centro de Excelência Leandro Maciel (DRE 4 – Rosário do Catete); e em 10° lugar, a equipe ‘Neuro Talk’, do Centro de Excelência Educação Profissional Governador Seixas Dória (DRE 8 – Nossa Senhora do Socorro).
Todas as 10 escolas receberão premiações em dinheiro, e cada membro da equipe será premiado com a quantia total referente à colocação alcançada. Cada membro do 1° lugar receberá R$ 5.000,00. Os integrantes que conquistaram o 2° lugar serão premiados com R$ 3.000,000, e os que conseguiram o 3° lugar, receberão R$ 2.000,000. Do 4° lugar até o 10°, todos os membros das equipes serão premiados com R$ 1.500,000.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica (Niueb), e também coordenador do Educkathon, professor Paulo Rêgo, “oportunizar o Educkathon para a comunidade escolar oferece aos estudantes uma oportunidade única de trabalhar colaborativamente fora de sua rotina, explorando ideias e assumindo riscos em um ambiente estimulante. Essa iniciativa fomenta a inovação tecnológica desde a base, reunindo talentos diversos para criar soluções conjuntas, preparando os jovens para um futuro no qual a colaboração e a inovação contínua são essenciais”.
Equipe Cognos
A criatividade foi o ‘carro-chefe’ do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, escola que ficou em 1° lugar no Educkathon. A ‘Equipe Cognos’, composta pela professora Anneth Feitosa e pelos alunos Islaine Santos Oliveira, Éverton Gabriel Silva, João Pedro da Silva e Francisco Patriota de Andrade, utilizou o universo do jogo eletrônico como uma solução inovadora para estimular a educação nas escolas. Ao perceberem que muitos alunos se sentiam desmotivados com os conteúdos densos e de difícil compreensão, a equipe fez uma narrativa em que o jogador luta para manter o conhecimento e a educação no universo do game.
A diretora do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, Rubia Virginia, destaca o orgulho da escola em conquistar o 1° lugar, com a ‘Equipe Cognos’. “Gratidão e orgulho definem o nosso sentimento, pela incrível participação de todos no 1º Educkathon. Essa iniciativa mostrou como a interação com os meios digitais é fundamental para o desenvolvimento social e profissional de nossos alunos. Foi um presente incrível fechar o ano letivo de 2025 com essa conquista”, enfatiza.
Um dos alunos da equipe vencedora, Francisco Patriota, da 3ª série do Ensino Médio, diz estar satisfeito ao representar a sua escola e o alto sertão sergipano. “O primeiro Educkathon mostrou que o futuro da educação também nasce no interior do nosso estado. É motivo de muito orgulho ver Sergipe investindo em iniciativas que valorizam a criatividade, a tecnologia e o protagonismo estudantil, dando voz e oportunidade aos jovens da rede pública. Quando o estado acredita na educação, o talento aparece e transforma realidades”, ressalta.
1° Educkathon em Sergipe
O Educkathon é baseado no Hackathon, uma competição rápida que reúne equipes com o objetivo de desenvolver projetos que solucionem demandas, por meio da tecnologia. Inserindo a ideia na educação pública, o 1° Educkathon fez uma competição com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental à 3° série do Ensino Médio das escolas da rede, trazendo a mesma proposta de criar soluções criativas e tecnológicas para demandas nas instituições de ensino em que estudam.
Com o Educkathon, os alunos, professores e a comunidade escolar das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino se tornam protagonistas no desenvolvimento de ideias com tecnologia e, sobretudo, com a dinâmica que os estudantes têm.
Fotos: Seed





