Encontro fortaleceu o diálogo sobre entregas da alimentação escolar e valorizou a escuta ativa dos produtores
Por Jennifer Nyrla (estagiária)
A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou, na manhã desta segunda-feira, 14, uma reunião de alinhamento entre os agricultores familiares, produtores rurais, cooperados e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O encontro, realizado na sala de reuniões do Complexo Administrativo da Seed, em Aracaju, teve como foco o fortalecimento da logística de entrega dos gêneros alimentícios destinados à alimentação escolar, além da promoção de um espaço de escuta sobre os desafios enfrentados pelos agricultores.
Durante a reunião, foram destacados pontos cruciais como o cumprimento do prazo de entrega dos alimentos estipulado em até 10 dias úteis, a importância da atualização do Sistema de Alimentação Escolar (Saesc) com confirmação de entrega e assinatura eletrônica dos recibos, além da organização e acondicionamento adequado dos produtos, que devem ser limpos, identificados e embalados de forma apropriada.
A diretora do DAE, Lucileide Rodrigues, destacou que a reunião teve o intuito de fortalecer o diálogo e garantir uma melhor qualidade da alimentação escolar na Rede Pública Estadual de Ensino. “Essa reunião teve o objetivo principal de ouvir os agricultores, agricultoras e cooperativas sobre os desafios enfrentados nas entregas, logística, qualidade dos produtos e cumprimento dos contratos. Escutamos atentamente as experiências e sugestões trazidas por quem está no processo, com o compromisso de aprimorar o planejamento e a execução das próximas etapas”, ressalta.
Outro tópico abordado foi a postura no momento das entregas. A orientação do DAE reforça a necessidade de um relacionamento cordial com as equipes escolares, uso de fardamento de identificação, conferência rigorosa dos endereços das unidades e assinatura correta das guias de entrega. Também foram discutidos os procedimentos para substituição de produtos avariados, com prazo de reposição em até 15 dias e obrigatoriedade de documentação comprobatória.
Para os agricultores presentes, o momento foi visto como uma oportunidade de diálogo fundamental. Representando o município de Riachão do Dantas, o agricultor individual André Luiz de Santos Andrade destacou a importância de espaços como esse. “Essa reunião tem sido bastante importante, justamente porque estamos aqui falando sobre as nossas dificuldades e demandas. Saber que seremos ouvidos eleva a autoestima, a moral e a vontade de trabalhar”, frisa.
Já o cooperado José Joselito Costa Santos, da Cooperativa de Moita Bonita, comemorou a evolução no processo de entrega dos produtos. Ele contou que, hoje, os índices de devolução são mínimos e elogiou a celeridade no pagamento das notas fiscais. “Estamos tendo vários pontos positivos. As devoluções que antes passavam de 20%, hoje, não chegam a 2%. O pagamento também tem sido algo fantástico. Emitimos a nota fiscal e em até cinco dias úteis já recebemos. Reuniões como essa fortalecem ainda mais esse processo de melhoria”, complementa.
Fotos | Raylander Araújo