Seed Itinerante chega ao alto sertão sergipano e dialoga com alunos e profissionais da educação

A ação marca um momento de diálogo da Secretaria com estudantes monitores e gestores escolares

Autora: Heidy Souza (estgiária)


A sétima edição do Seed Itinerante chegou à Diretoria Regional de Educação (DRE 9), localizada no alto sertão sergipano, nesta quarta-feira, 15, no Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, em Nossa Senhora da Glória. O primeiro encontro aconteceu na sede da DRE 9, onde todos foram recepcionados pelo diretor regional, Antônio Santana.

Em seguida, a comitiva da Secretaria de Estado da Educação (Seed) dirigiu-se ao Centro de Excelência, momento em que foi realizado um encontro com os 259 estudantes monitores da rede pública estadual de ensino que fazem parte de 11 das 14 unidades escolares presentes no alto sertão sergipano.

No momento, foi realizado mais um “Papo com o Secretário”, em que foram debatidos temas como tecnologia, infraestrutura, formação de professores, utilização de IA, alimentação escolar, entre outros assuntos. De forma atenta, o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, ouviu e respondeu todas as perguntas realizadas e ressaltou a importância dos estudantes monitores. “A esperança que temos do programa Estudante Monitor é de que forme cidadãos, no futuro próximo, ocupando inúmeras profissões, seja ela qual for, com pensamento de líder, de coletividade, com orgulho de si e do que faz. Esse alunos são modelos de orgulho para os colegas, para a comunidade e para a família”, pontuou.

Para o monitor Pedro Orlando Bezerra, o encontro com o secretário foi bastante promissor, contribuindo para que os estudantes pudessem apresentar ideias e realizar perguntas para o avanço da educação pública sergipana. O estudante destacou o quanto o momento fortaleceu a vontade em melhorar cada vez mais na monitoria e em ajudar o próximo. “O principal aprendizado que levarei comigo para a faculdade é a empatia e a orientação ao próximo. A monitoria me ensinou a querer ajudar o colega, a ‘sair daquele erro e começar a seguir os passos corretos’, atuando como um facilitador do desenvolvimento integral”, explicou. 

A monitoria também contribui de forma significativa na transformação pessoal e profissional, como conta a aluna do Centro de Excelência 28 de Janeiro, do município de Monte Alegre, Daniele Correia. Segundo ela, a monitoria é muito mais do que um auxílio escolar, é uma forma de contribuir na construção de uma identidade. “Permite entender a sala de aula bem diversa, e, quando você vê que todos são diferentes, você também vai conseguir entender que a sua diferença, também é uma forma linda de ser e de poder ajudar os outros”, ressaltou.

Encontro com gestores

No segundo momento, o auditório da escola foi o palco da reunião com os 14 gestores das unidades escolares do alto sertão sergipano. No momento, foi debatido o tema ‘Avança Idese + Ideb: compromisso que transforma a educação sergipana’, realizada pelo Departamento de Educação (DED), ocasião em que foram apresentadas as ações realizadas durante o ano e os resultados anteriores, com objetivo de melhorar ainda mais os índices da educação sergipana nas provas do Sistema de Educação da Avaliação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese).

A representante da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Miriam Manucci, falou sobre o Programa de Gestão para Aprendizagem”. Em uma de suas falas, ela pontuou que o papel da FGV é apoiar os gestores na melhoria do fluxo escolar, do aprendizado dos estudantes no ensino médio da rede pública estadual de Sergipe.

Para finalizar, a Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE) realizou uma mobilização para o Saese e Saeb, que acontece na próxima semana.

Seed itinerante

O Seed Itinerante é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seed) que tem como objetivo dialogar e conhecer de perto as demandas da comunidade escolar. A próxima edição do Seed Itinerante acontecerá na Diretoria Regional de Educação (DRE 2), sediada no município de Lagarto, localizada no centro-sul sergipano. 

Fotos: Silvio Oliveira

Notícias Anteriores