Seed Itinerante promove encontro com gestores educacionais da Diretoria Regional de Educação do Alto Sertão

Iniciativa fortalece diálogo com escolas estaduais e municípios sobre alfabetização, avaliação de resultados e gestão pedagógica

Por Acácia Merici e Michele Becker

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou, nesta quarta-feira, 1º, a quinta edição do projeto Seed Itinerante, na sede da Diretoria Regional de Educação do Alto Sertão (DRE 7), em Gararu. O encontro reuniu diretores de escolas estaduais, técnicos educacionais e gestores municipais de Nossa Senhora de Lourdes, Gararu e Porto da Folha, em uma agenda dedicada ao fortalecimento da colaboração entre Estado e municípios.  

O objetivo é fortalecer o diálogo para promover os avanços educacionais com o regime de colaboração com os municípios. Foram debatidos temas como gestão da aprendizagem por meio do regime de colaboração com os municípios, avanços na alfabetização, Alfabetizar Pra Valer, planejamento estratégico e pedagógico na preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A programação teve início na Escola Estadual Monsenhor Rangel, com a participação do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, que destacou os avanços no regime de colaboração e nas políticas voltadas à correção da distorção idade/série. “Estamos identificando individualmente as necessidades dos estudantes para que estes possam ser encaminhados à modalidade adequada, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou programas de correção. Corrigir distorções é também combater a evasão, pois quando o aluno está na série correta para a sua idade, ele permanece mais motivado e engajado”, explicou. 

O secretário ressaltou, ainda, os investimentos do Estado na formação docente. “Estamos qualificando sete mil professores municipais para garantir que os estudantes conquistem a fluência em leitura até o 2º ano do ensino fundamental. Esse é um trabalho contínuo, planejado para os próximos três anos, o qual já apresenta resultados significativos”, afirmou.

O diretor do Departamento de Educação da Seed, Genaldo Lima, apresentou o programa Avança Idese+Ideb = Compromisso que transforma a educação sergipana. “O programa tem como foco promover os avanços e a melhoria dos resultados dos estudantes em língua portuguesa e matemática, fortalecendo o trabalho coletivo dos professores e preparando os alunos para a prova do Saese e Saeb. Tivemos, também, a presença da equipe da FGV, que soma esforços conosco em toda a mobilização nas regionais. O Saese e o Saeb são avaliações importantes para as escolas e para fazermos o diagnóstico da nossa rede pública estadual. Temos persistido nas metas que temos alcançado. Servem para todos nós acompanharmos as condições de aprendizagem e aquilo em que precisamos avançar”, destacou.

A diretora da DRE 7, Maria das Graças Albuquerque Melo, reforçou o caráter humano e participativo do Seed Itinerante. “Esse espaço de escuta fortalece nossa atuação, pois nos permite levar demandas diretamente à gestão da Seed e obter respostas imediatas. É um momento de integração que fortalece a educação regional”, avaliou.  

Escuta e parcerias com os municípios

Durante o encontro, gestores municipais reforçaram a importância da parceria com o Governo do Estado. A prefeita de Gararu, Zete de Janjão, destacou os avanços recentes da educação local. “Enfrentamos muitos desafios, mas hoje temos resultados que nos orgulham. Essa transformação só foi possível graças ao trabalho conjunto com a Seed e ao apoio do governo estadual”, declarou.

A vice-prefeita de Nossa Senhora de Lourdes, Flávia de Alvaci, também mencionou os esforços da gestão municipal. “Com coragem e persistência, temos superado desafios e conseguido importantes melhorias em pouco tempo de gestão”, ressaltou.

O prefeito de Porto da Folha, Everton Lima Góis, enfatizou os avanços estruturais na rede estadual. “Foram 23 anos como professor e pude acompanhar de perto a realidade das nossas escolas. No início, enfrentávamos enormes dificuldades, sem condições mínimas de infraestrutura. Hoje, quando entramos em uma escola estadual, vemos ambientes transformados. Parabenizo o secretário Zezinho Sobral pelo olhar diferenciado para a educação, pois muitas escolas da rede estadual superam em estrutura até instituições particulares da capital”, elogiou.

Fotos | Acácia Merici

Notícias Anteriores