Seed Itinerante reúne gestores em prol da qualidade da educação do leste sergipano

Prefeitos, secretários municipais , gestores de escolas e estudantes monitores participam de uma extensa pauta educacional

Fotos: Silvio Oliveira

Na segunda edição do ‘Seed Itinerante’, realizada nesta quarta-feira, 20, na sede da Diretoria Regional de Educação 4, em Japaratuba, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) dialogou com gestores educacionais sobre avaliação, gestão pedagógica, formação continuada e investimentos na alfabetização em regime de colaboração com os municípios.

As atividades iniciaram-se com a ‘gestão e estudantes, lado a lado’, tema do bate-papo entre o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, com os estudantes monitores das 16 unidades escolares circunscritas à  Diretoria Regional dos 16 municípios do leste sergipano. 

Zezinho Sobral lembrou do importante papel dos estudantes monitores como líderes estudantis e destacou projetos desenvolvidos que impactam na gestão da aprendizagem, a exemplo do Educação Conectada, do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às  Escolas Públicas (Profin), do Sergipe no Mundo, Educação Nota 10, entre outros. “Vocês representam e são as fontes de representações dos alunos. É a capacidade de acolher, de harmonizar, de integrar os colegas. São capazes de fazer essas conexões; são  influenciadores e são líderes escolares”, definiu. 

O aluno e estudante monitor José Kaio Campos, do Centro de Excelência Coronel José Joaquim Barbosa, em Siriri, que recentemente participou do UWC Short Course Amazônia 360, em Manaus, disse ser prova concreta da descentralização de verbas por meio do Profin. “A gente vê como uma oportunidade e entende que, como pessoa de baixa renda, eu não teria condições de pagar a passagem, e por meio do Profin, a escola cobriu passagem e me possibilitou  ir”, contou. 

Quanto ao encontro dos estudantes monitores, o aluno Ébert Gomes, do Centro de Excelência Edelzio Vieira de Melo, de Capela, destacou como muito dinâmica. “O dia foi muito bom porque a gente, frente a frente com o secretário, conversou, ouviu opiniões e conseguimos resolver alguns deles”, afirmou.

Dos 22 estudantes monitores do Centro de Excelência Gonçalo R. Leite, em Japaratuba, Paulo Ricardo foi um dos que participaram do encontro.” Ser monitor é uma oportunidade muito grande. Consegui amadurecer e sei que ser monitor é ser um exemplo, uma liderança na escola”, frisou.

Gestão da aprendizagem

Prefeitos, secretários municipais de Educação e gestores participaram de outro momento, pautado por meio da valorização do profissional da Educação, do regime de colaboração e do planejamento estratégico e pedagógico na preparação para o Saeb e Saese, sistemas de avaliação da educação básica nacional e de Sergipe.

“Planejamos 20 aulas ao longo do semestre e simulados em um cronograma distribuído por DRE, com disponibilidade de material de apoio docente e material do estudante já publicados no portal da Seed”, pontuou o técnico do Departamento de Educação da Seed, João Emanoel, na apresentação “Avança Idese  +  Ideb, compromisso que transforma a educação sergipana”. 

A programação continuou com um convite ao engajamento de gestores escolares ao planejamento das atividades preparatórias para o Saese e Saeb, com a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seed), Joniely Cruz

O secretário Zezinho Sobral lembrou que as avaliações são ações de rede, independentemente se estadual ou municipais, e que todos devem estar afinados e engajados. “O foco é de todos, a responsabilidade é de todos. Estamos prestando contas à sociedade e vale lembrar que o Saese é  um índice que tem consequência no ICMS Social dos municípios”, destacou. 

O turno da tarde continuou com a presença de prefeitos e articuladores do programa Alfabetizar pra Valer.

A primeira edição do “Seed Itinerante” ocorreu na Diretoria Regional do Baixo São Francisco no dia 12 de agosto envolvendo gestores estaduais de 11 municípios. O foco é aproximar a gestão da comunidade escolar e prepará-la para a programação de avaliações da rede pública. O próximo encontro acontecerá com escolas da Diretoria Regional de Educação 8, da Grande Aracaju. 
 

Leia mais:

Secretaria de Estado da Educação lança projeto itinerante em Propriá e aproxima gestão da comunidade escolar

Notícias Anteriores