Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
A Secretaria de Estado da Educação participou do encerramento da capacitação e formação de equipe do projeto Oxê, realizado nesta quinta-feira, 21, no mirante do bairro Praia 13 de Julho, em Aracaju.
Representando a Educação, a diretora do Serviço de Educação e Direitos Humanos, Josevanda Franco, informou que a Seed apoia a causa e vem contribuindo com as atividades da entidade, com vistas a uma futura parceria.
"Queremos fortalecer as ações ligadas à igualdade religiosa nas escolas", afirmou.
Cidadania
Na oportunidade, temas como educação, cidadania, justiça, igualdade racial e intolerâncias religiosa e cultural foram pautas de discussão, que gerarão uma possível parceria entre a entidade Omolàiyé, responsável pelo projeto, e a Seed.
Educação, Justiça e Cidadania são as palavras-chave que compõem as ferramentas de trabalho do projeto, coordenado pela instituição Omolàiyé.
Com o objetivo inicial de formação e capacitação de equipe das áreas do Direito, da Assistência Social e da Psicologia, o projeto pretende ser um porto seguro para vítimas de racismo, intolerância e discriminação, assim como implantar um espaço na rede de comunicação online de denúncias, informação e interação.
Cartilha
Uma cartilha foi lançada informando sobre a legislação vigente, além de bibliografia recomendada e textos conclusivos sobre pesquisas realizadas no Brasil.
Com a cartilha, o projeto pretende somar a rede de proteção existente para contribuir com o acesso à denúncia e com o enfrentamento ao racismo, a intolerância religiosa e todas as outras formas de violência que possam ser provocadas.





