SEED quer alfabetizar 66 mil sergipanos em idade adulta

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

O AMA é uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Estado de Sergipe com a educação

 

No século XXI a sociedade brasileira – e Sergipe não é exceção – ainda se depara com esta triste realidade: o alto índice de analfabetismo. Mas com o propósito de minimizar as desigualdades sociais e reduzir o índice de analfabetismo, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), lançou o Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA). Em três anos, o Projeto pretende alfabetizar mais de 60 mil sergipanos acima de 25 anos.

 

O Programa é mais uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Estado com a melhoria da qualidade do ensino.  Trata-se de uma ação articulada e intersetorial entre a União, as Secretarias de Estado e/ou órgãos da administração direta e indireta, municípios e sociedade civil organizada.

 

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, uma das preocupações do Governo do Estado é o alto índice de analfabetismo. "O AMA faz parte das ações estabelecidas pela Secretaria e visa alfabetizar e oferecer as condições de continuidade dos estudos aos jovens, adultos e idosos", diz.

 

Para ele, será possível promover e assegurar a permanência dessas pessoas no processo educativo, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação do conhecimento formal, exercício da cidadania e seguridade social.

 

Sergipe Alfabetiza Mais

 

Em Sergipe, 17% da população com mais de 25 anos ainda é analfabeta. Com o AMA haverá uma significativa mudança desta realidade. "É imprescindível salientar que a Educação é um meio que pode transformar para melhor a vida das pessoas. Pensando nisso é que o projeto foi implantado", reforça Carvalho. 

 

O Programa coordenado pela Seed contará com a parceria das Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SEIDH), Agricultura (SEAGRI), Saúde, Detran e Secretarias Municipais de Assistência e Saúde.

 

Os cursos serão modulares, com duração de oito meses, com carga horária semanal de 10 horas, totalizando 320 horas de atividades. O AMA será composto de seis eixos: Gestão  Político-Administrativa; Gestão Pedagógica; Formação Iniciada e Continuada para Alfabetizadores e Coordenadores de Turma; Materiais Didáticos; Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem; Avaliação e Monitoramento do Programa.

 

Indicadores Nacionais

 

De 2001 a 2014 o Brasil reduziu em 4,3 pontos percentuais o número de analfabetismo.  Segundo o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em novembro de 2015, a taxa de analfabetismo da população com 15 ou mais anos foi estimada em 8,3%.

 

Dessa maneira, de acordo com IBGE, no Brasil há 2,5 milhões de pessoas analfabetas a menos em relação a 2001. Tanto no cenário nacional, quanto no estadual, o maior desafio é a alfabetização dos brasileiros maiores de 60 anos. Conforme aponta a pesquisa, 23,1% dos analfabetos estão nesta faixa etária, e esse percentual caiu 1,3 ponto em relação a 2012.

 

O analfabetismo se concentra mais na área rural. Mesmo com a maior redução do analfabetismo, o Nordeste ainda tem um elevado índice. Em 10 anos, de 2004 a 2014, a região teve a maior redução de 5,8 pontos, assim passando de 22,4% para 16,6%. O Norte passou de 13% para 9%, reduzindo 4 pontos; O Centro-Oeste  contou com a redução de 2,7 pontos, de 9,2% passou a registrar 6,5%; O Sudeste reduziu 2 pontos. Esta região antes registrava 6,6% e reduziu para 4,6%. Já o Sul apresentou uma queda de 1,9 ponto, de 6,3% para 4,4%.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Notícias Anteriores