Por Avelar Matos
Fonte: ASCOM / SEED
Cerca de 40 cursistas do Instituto Federal de Sergipe conheceram técnicas de mediação de conflitos existentes no cotidiano escolar
Por Avelar Mattos
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Educação em Direitos Humanos (Sedh), recebeu o convite do Instituto Federal de Sergipe (IFS) para ministrar um curso sobre Círculos Restaurativos e Educação em Direitos Humanos. O evento, realizado na Pró-Reitoria do Desenvolvimento Institucional (Prodin), localizado no bairro Grageru, em Aracaju, teve início na última segunda-feira, 21 e terminou na sexta-feira, 25, com a palestra da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e diretora do Sedh/Seed, professora Josevanda Franco.
De acordo com os organizadores do evento, foram objetivos do curso: promover a capacitação continuada dos servidores, técnicos administrativos e docentes, buscando o desenvolvimento da cultura da não-violência no ambiente escolar; melhorar a comunicação e a boa convivência em sala de aula e em outros espaços educativos; refletir sobre o papel do professor no espaço escolar e qualificar a prestação dos serviços educacionais.
"A Secretaria vem trabalhando dentro da perspectiva da articulação e da intersetorialidade. Essa é uma preocupação do secretário, Dr. Jorge Carvalho, e a gente vem tentando cumprir para evitar que a Rede seja um fim de si mesma. Educar é uma imensa responsabilidade do estado, e nós estamos atuando nas esferas federal, municipal e privada. A Seed entende que esse trabalho na área de Direitos Humanos não pode ser restrito apenas às escolas estaduais", disse a diretora do Sedh/Seed.
Na avaliação da professora Josevanda Franco, o Círculo Restaurativo é uma ferramenta poderosa e que possibilita todo o trabalho de mediação no caso de conflitos existentes. "Há várias metodologias de mediação de conflitos, mas na escola, o Círculo Restaurativo se adequa melhor à medida em que ele permite a participação do aluno, da família e de pessoas ligadas a ele emocionalmente", disse.
Metodologia
De acordo com Josevanda Franco, a preparação dos técnicos não termina com a realização do curso promovido pela Secretaria de Estado da Educação. "A Secretaria já vem preparando várias equipes para que possam dar suporte a outras instituições de ensino. O que fizemos no Instituto Federal de Sergipe foi dar subsídios necessários para que eles possam trabalhar a metodologia", ressaltou.
O professor Márcio de Melo, do IFS/Tobias Barreto, disse ser muito importante o curso ofertado pelos técnicos da Seed. "Ele traz um conhecimento mais abrangente do que é a educação. O curso nos remete ao ser humano na condição de educador. Tivemos a oportunidade de aprender coisas que não são essencialmente técnicas, mas humanas. Além de ver alternativas para gerenciar e aperfeiçoar os conflitos existentes no cotidiano. Aqui nós aprendemos a tratar as diferenças que temos no nosso dia-a-dia", disse Melo.
Cotidiano escolar
A professora Denice Batista da Silva, do IFS/Propriá, disse que o curso Círculo Restaurativo irá possibilitar que o educador realize uma reflexão sobre os problemas enfrentados no cotidiano escolar, como por exemplo, questões de gênero, etnias e respeito ao outro.
"Aprendemos a lidar e acolher o aluno que chega na escola enfrentando inúmeros problemas sociais, o que acaba refletindo em sala de aula. Aqui também tivemos a oportunidade de discutir coletivamente; de conhecer os problemas que outros Campus enfrentam, ações que precisam alinhar e perceber que estamos na escola para formar pessoas, homens e mulheres que vão atuar na sociedade e no mercado de trabalho", disse Silva.
Curso
Vários temas foram abordados durante os cinco dias do curso de capacitação Círculos Restaurativos, tais como: Ética, Cidadania e Sustentabilidade; aspectos Sociais e Culturais sobre a Violência; Construção da Cultura da Não Violência; Gestão da Liderança e Administração de Conflitos na Construção da Cultura da Paz; Políticas para a Diversidade: Gênero, Religiosidade e Inclusão e Educação em Direitos Humanos.
Além da professora Josevanda Franco, da Secretária de Estado da Educação, participaram os seguintes facilitadores: Nádia Bispo, Andressa Lílian, Pedro Santana, Adriane Damacena, Cristiane Barreto e Anderson Araújo.
Justiça Restaurativa
A Justiça Restaurativa é um conjunto de ações que visam resolver uma situação de violência, seja devido a um ato infracional ou uma situação de conflito de relacionamento, de modo não violento e não punitivo, através da construção de espaços seguros e acolhedores para que o ofensor se encontre com a vítima, com a participação da comunidade.
A condução é feita por um facilitador formado em técnicas restaurativas. O objetivo é compreender porque o causador do dano agiu de tal forma, focar na recuperação do dano, atender às necessidades da vítima e criar um plano de ação que satisfaça a todos os envolvidos, inclusive o ofensor.
*Com informações do TJ/SE











