São 38 alunos e quatro professores de 16 escolas da rede que foram ao evento sediado em Maceió (Alagoas) nesta terça, 20
Por Alice Mendonça (estagiária)
Alunos e professores de várias escolas da Rede Pública Estadual de Ensino viajaram nessa terça-feira, 19, para o SigmaFestival, em Maceió, capital alagoana. Esta é a segunda delegação da rede, formada por 38 alunos e quatro professores de várias regiões do estado, que vai para o festival. O evento acontece nesta terça, 20, concentrando estudantes e educadores do país e do mundo para um dia em workshops, oficinas, atividades práticas e palestras nas áreas de STEM (termo em inglês que representa Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O primeiro de 2026 aconteceu em Valinhos-SP, de 10 a 17 de janeiro, também reunindo uma delegação sergipana. O SigmaFestival é inspirado no modelo SigmaCamp EUA, um acampamento de verão que ocorre nos Estados Unidos, reunindo educadores, discentes e professores em uma jornada imersiva de atividades nos ramos de matemática e ciências. No Brasil, esta é a primeira vez que o SigmaFestival ocorre no Nordeste, trazendo pesquisadores de grandes instituições brasileiras, como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento também concentra pesquisadores internacionais de universidades com alta relevância no mundo, como a Harvard, a Cornell, a Oxford, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade Stony Brook.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Integração entre as Universidades e o Ensino Básico (Niueb/Dase), Paulo Rêgo, este é um grande momento para os alunos participantes da rede. “Esta é mais uma oportunidade de imersão tecnológica para alunos da Rede Pública Estadual de Sergipe participarem em eventos que envolvem ciência, tecnologia e inovação com padrão reconhecido internacionalmente”, destaca. Ele esteve presente na concentração dos alunos antes da viagem.
A técnica do Niueb, Kátia Patrícia, também estava acompanhando a chegada da delegação e reforça a afirmação do coordenador. “Esse evento é uma possibilidade para que os alunos possam ser inseridos numa imersão nas áreas tecnológicas. Sabemos que o que mais se procura no mercado de trabalho são áreas relacionadas a esses campos da tecnologia. Então, a Secretaria de Estado da Educação vê isso como uma grande oportunidade de levar os alunos a experienciar essa imersão na tecnologia educacional e trazer essas experiências para outros colegas que estiverem aqui matriculados em Sergipe”, diz.
Alunos destaques
Todos os estudantes da rede selecionados para participar do evento foram destaque em olimpíadas nacionais voltadas às áreas de ciências e exatas, sendo a principal delas a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A aluna Carol Dantas, estudante da 3ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Silvio Romero, localizado no Centro-Sul sergipano (DRE 2 – Lagarto), já conquistou mais de 25 medalhas em olimpíadas como essas, diz estar animada para o SigmaFestival e ainda destaca a importância de uma oportunidade como esta para estudantes do interior. “Sinto que será um evento inesquecível, uma oportunidade de abranger os nossos horizontes, porque nós que somos mais do interior não temos tanta perspectiva em relação a profissões. Um ‘stand camp’ como este abre os nossos olhares para outras profissões que estão ganhando muito foco atualmente”, comenta.
Muitas escolas da rede no interior foram ao evento, sendo algumas com grupos de jovens promissores, representantes da cidade e do estado de origem. Este é o caso do Colégio Estadual José Inácio de Farias, do Alto Sertão Sergipano (DRE 9 – Monte Alegre de Sergipe), em que seis alunas do Ensino Fundamental (Anos Finais), orientadas pela professora de Ciências, Ildina Gomes foram selecionadas a partir dos seus destaques em olimpíadas científicas. “É um momento ímpar, tanto para a vida acadêmica delas, quanto para a professora. Sentimo-nos lisonjeados em estarmos aqui representando a nossa cidade e o nosso estado”, avalia a diretora do colégio, Marilene Ramos. Ela ainda reforça que muitas das alunas estão saindo do estado pela primeira vez com esta oportunidade.
A professora Ildina Gomes falou sobre o orgulho que sente das jovens meninas. “São alunas maravilhosas. A gente chega à sala de aula e o que a gente propõe, elas estão dentro. Elas são medalhistas de ouro e se destacaram na ONC em 2024, e agora em 2025 também são destaque, além de outros alunos “, afirma a docente.
A aluna Emanuelle Vitória faz parte do grupo feminino e está no 9° ano do Ensino Fundamental. Ela tem duas medalhas de ouro em duas edições da ONC (2024 e 2025) e diz estar feliz com o evento. “É muito legal ver as alunas de outra escola ou da mesma que a minha indo conhecer novas experiências, novos lugares, e outras pessoas. Que a gente consiga ter várias experiências e vários aprendizados”, menciona.
Próxima de Monte Alegre, a cidade de Ribeirópolis também é contemplada com a representação de alunos no SigmaFestival. Levando o nome do Centro de Excelência Abdias Bezerra, a estudante Emilly Vitória Oliveira, da 2ª série do Ensino Médio acha o evento “uma ótima oportunidade de chegar a outros lugares. “Por meio do conhecimento chegamos a lugares que não imaginamos”, declara. A jovem também foi destaque com medalha de ouro na ONC, além de outras provas de destaque envolvendo Matemática.
Não é somente os alunos, professores, diretores e escola que se sentem felizes com esta viagem. As famílias dos estudantes também se enchem de orgulho, como Cláudio Roberto, pai de Fellipe Roberto, estudante do Centro de Excelência Prof. Maria Ivanda de Carvalho Nascimento (DEA – Aracaju). “É um momento importante para ele e de felicidade para nós, família, que presenciamos o sucesso de nossos filhos por meio dos seus esforços”, revela. Já para o filho, medalha de ouro na ONC, a sensação é de alta expectativa. “Estou muito ansioso e grato pela viagem. Acho que vai ser uma oportunidade de melhorar o nosso aprendizado”, afirma Fellipe.
Fotos | Ascom Seed






