Selo Professor Criativo e Inovador reconhece professores da rede pública estadual de ensino

A premiação foi destinada a professores da rede pública estadual de ensino que fazem parte da Diretoria de Educação de Aracaju, escolhidos pelos próprios alunos

Autora: Heidy Souza (estagiária)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), realizou na tarde da última sexta-feira, 31, a terceira edição do Selo Professor Criativo e Inovador. A ação visa reconhecer os professores da rede pública estadual de ensino em Aracaju que, ao longo do ano letivo, realizaram atividades criativas e inovadoras, contribuíram com a participação dos alunos e incentivaram o protagonismo estudantil.

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, esteve presente na premiação e ressaltou a importância desse evento para a valorização dos professores. “Esses profissionais estão recebendo o reconhecimento dos seus alunos pelo trabalho desempenhado, pela dedicação, pelo esforço, pela transformação que esses profissionais promovem na vida dos jovens da nossa sociedade sergipana”, frisou o secretário.

Ao todo, 62 professores de 28 escolas da rede pública estadual de ensino que fazem parte da DEA receberam a premiação, que aconteceu na Sala Villa-Lobos do Conservatório de Música de Sergipe (CMU). A escolha foi realizada por votação dos próprios alunos a partir de um formulário disponibilizado pela DEA entre os dias 15 e 16 de outubro, no qual foram contabilizadas 1.253 respostas de 36 escolas. No momento da premiação, além da entrega do troféu, os professores homenageados também receberam textos produzidos por seus alunos.

O professor de Arte do Centro de Excelência Professor Francisco Rosa Santos, Vanilson Costa, expressou imensa gratidão em receber essa premiação pela primeira vez. “Esse prêmio reconhece de forma prática o nosso serviço, o nosso trabalho. Muitas vezes não imaginamos o quanto nosso trabalho está contribuindo para o desenvolvimento do aluno, trazendo a criatividade e a inovação, mas é por meio de premiações como essa que podemos perceber que o nosso trabalho está sendo perceptível para eles”, afirmou o professor.

A professora de Biologia do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, Kalideri Franco, afirmou estar emocionada ao receber o reconhecimento também pela primeira vez. “Quando a diretora me chamou e contou que eu havia ganhado a premiação, eu me senti muito feliz. Eu quero agradecer de coração a todos os meus alunos que contribuíram para que esse momento pudesse acontecer”, expressou a professora, que afirmou ser um momento muito especial em sua vida.

Além de Vanilson e Kalideri, outros 60 docentes receberam o prêmio de professor criativo e inovador. Entre eles, estão professores dos centros de excelência Atheneu Sergipense, Governador Augusto Franco, Barão de Mauá, Leandro Maciel e José Rollemberg Leite, como também dos colégios estaduais 24 de Outubro, Jornalista Paulo Costa e Ivo do Prado e das escolas estaduais Embaixador Bilac Pinto, Poeta Garcia Rosa, Professor Valnir Chagas, dentre outras unidades escolares pertencentes à DEA.

A gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães, afirmou que esse é um momento de escuta e celebração. “A gente mais uma vez escuta os estudantes, e isso é importante demais. Podemos ler relatos belíssimos sobre o porquê de aquele professor ser um show, e sem sombra de dúvidas pudemos finalizar este mês de outubro em que são comemorados o dia do professor e o dia do servidor público com chave de ouro”, conclui a gestora, que pontua a representatividade dos professores na vida dos alunos.    

Fotos: Maria Odília

Notícias Anteriores