Seminário da Busca Ativa Escolar e Programa Bolsa Família reúne técnicos em torno de estratégias no enfrentamento à evasão escolar

Em 2025, 283 alunos infrequentes voltaram às salas de aula por meio de estratégias de Busca Ativa Escolar

Autor: Silvio Oliveira

Com o objetivo de apresentar os avanços da estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE) e do Programa Bolsa Família na Educação (PBF) em Sergipe, além de planejamento de ações para 2026, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou nesta quinta-feira, 11, o segundo Encontro Estadual da Busca Ativa Escolar e do Programa Bolsa Família, ocorrido no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. O encontro teve a participação da Secretaria de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e do Unicef. 

Organizado pela Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional da Seed, com apoio de técnicos do Unicef, o encontro reuniu mais de 180 coordenadores e supervisores municipais e estaduais, que atuam frente à Busca Ativa Escolar e ao Programa Bolsa Família na Educação nos municípios sergipanos. 

A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), professora Joniely Cruz, destaca que a reunião técnica teve como objetivo fortalecer cada vez mais as ações que estão sendo implementadas pelos municípios e pela rede estadual, no sentido de garantir o direito à educação e ao acolhimento das famílias mais vulneráveis e que integram o Programa Bolsa Família. “São ações realizadas de forma intersetorial com a Saúde e a Assistência Social. Conseguimos avançar bastante na garantia do acesso e da permanência das crianças e jovens que são matriculados após sua identificação pela Busca Ativa”, afirmou.

Na oportunidade, foram apresentadas as evoluções da Estratégia BAE em Sergipe, pontuando que 9.278 crianças e jovens foram rematriculados desde que a estratégia foi pactuada no Estado, em 2018. No total, 283 alunos infrequentes voltaram às salas de aula em 2025. Também foram discutidas as orientações que versam sobre a oficialização da criação do comitê gestor municipal da Busca Ativa Escolar em forma de decreto, além de estimular os municípios a criarem o Plano de Ação da estratégia 2026. 

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime) e secretário municipal de Educação de Estância, João Luiz Dória, pontuou que a Undime é parceira do Unicef desde que a estratégia Busca Ativa Escolar foi criada, inclusive com a oficialização de uma plataforma que orienta e apoia os gestores educacionais. “É uma oportunidade de dialogarmos sobre a Busca Ativa Escolar na união de esforços para promover a permanência de nossas crianças nas escolas. A Undime é uma grande parceira do Unicef nessa jornada. É uma grande oportunidade de nos fortalecermos e continuarmos a caminhada no enfrentamento à evasão escolar”, afirmou João Luiz. 

No encontro também foi abordado o panorama do Programa Bolsa Família no Estado, bem como as ações do Comitê Intersetorial do PBF em relação aos Municípios Prioritários (MUPS) e foram pontuadas as ações intersetoriais entre Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). 

O coordenador da Busca Ativa Escolar na Educação e Chefe do Serviço de Gestão da Captação e Permanência do Aluno, Agno Disevanio Andrade, destacou que parceria entre as duas secretarias – Educação e Assistência Social – tem sido fortificada, quando a questão é Busca Ativa e Bolsa Família no enfrentamento à evasão e ao abandono escolar. “Temos um estreitamento de relação muito forte por meio do comitê intersetorial e traçamos ações para podermos aumentar o quantifico de estudantes beneficiários cumprindo a condicionalidade da educação (frequência) no programa Bolsa Família, e o foco é que mais crianças e jovens estejam matriculados e frequentando, como também verificar quem não está de cumprindo essa condicionalidade, para promover ações que diminuam essas barreiras que dificultam esse cumprimento”, disse. 

Também estiveram presentes a especialista em Educação e Proteção do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Polímnia Cassimiro; a coordenadora estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa família da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Kaliana Queiroz.

Fotos: Maria Odília

Notícias Anteriores