Sergipe avança na climatização de escolas estaduais por meio do programa ‘Sinta o Clima’

Iniciativa do Governo de Sergipe garante ambientes mais adequados e confortáveis para alunos e servidores da rede estadual de ensino

Autor | Caio Queiroz (estagiário de Jornalismo)

Com o compromisso de proporcionar ambientes de aprendizado mais confortáveis e adequados para alunos e profissionais da Educação, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), alcançou marcos importantes no programa ‘Sinta o Clima’. A iniciativa já beneficiou 160 escolas estaduais climatizadas. Além disso, o Governo de Sergipe já investiu R$ 78.653.939,20 em climatização, e a meta é climatizar todas as 318 escolas estaduais até dezembro de 2026.

Além das escolas já climatizadas, 88 unidades de ensino tiveram suas cargas elétricas aumentadas, o que possibilita a instalação de novos equipamentos de climatização. Atualmente, duas escolas estão em processo de climatização, enquanto 16 unidades de ensino estão passando por reforma que também inclui o aumento da carga elétrica. A Seduc planeja avançar ainda mais, com 52 solicitações de climatização já encaminhadas, reafirmando o compromisso de expandir o programa.

As escolas estaduais estão equipadas com uma variedade de ambientes que permitem o aprendizado e a pesquisa. Além das salas de aula, as escolas oferecem biblioteca com vasto acervo, laboratórios especializados para diversas disciplinas, e todos esses espaços estão climatizados. A climatização garante um ambiente confortável e propício tanto para os alunos quanto para os professores, melhorando a experiência educacional.

Para o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, a climatização das escolas vai além da infraestrutura, é um investimento no bem-estar e no desempenho dos estudantes e profissionais da Educação. “A climatização das escolas estaduais reflete o nosso compromisso com a qualidade da educação pública em Sergipe. Sabemos que um ambiente confortável impacta diretamente no aprendizado dos estudantes e no trabalho dos servidores. O ‘Sinta o Clima’ é uma das opções que reforçam a valorização da comunidade escolar e garantem condições dignas para o ensino e o aprendizado. Seguiremos avançando para alcançar todas as escolas”, destacou o secretário.

O programa ‘Sinta o Clima’ tem gerado relatos positivos de alunos e servidores que experimentam o benefício de estudar e trabalhar em ambientes climatizados. Essa melhoria tem proporcionado um conforto térmico, favorecendo a concentração e o bem-estar de todos na comunidade escolar. “Desde que instalaram o ar-condicionado, o ambiente na escola melhorou muito. Antes, era difícil se concentrar nas aulas por causa do calor, mas agora a sala fica bem mais confortável. Com as portas fechadas, o barulho de fora também diminui, e isso ajuda a gente a prestar mais atenção nos professores. Sinto que a escola se preocupa mais com a gente e isso faz diferença no nosso dia a dia”, contou Matheus Barros, aluno da Escola Estadual 8 de Julho.

A coordenadora do Colégio Estadual Professora Áurea Melo, Paulina Alves Batista Santos, afirmou que a climatização tem sido importante para a escola, pois os alunos ficam mais concentrados nas aulas. “Favorece um espaço mais agradável, pois ajuda os alunos a se concentrarem. As portas ficam fechadas, então os ruídos externos atrapalham menos. Os alunos se sentem mais cuidados. Quando eu cheguei aqui na escola foi muito bom ver isso, porque eu saí da coordenação de uma escola que tinha ventiladores e quando percebi esse cuidado com a escola, esses espaços climatizados, gostei desse cuidado com os nossos alunos”, afirma.

Fotos | Arquivo Seduc

Leia mais:

Sergipe avança na expansão da educação infantil com o Programa Ameei

Programa Educação Nota 10 estimula a valorização dos profissionais da Educação em Sergipe

Governo de Sergipe investiu em revisões, material didático e preparação para Enem 2024

Reabertura da Sala Villa-Lobos do Conservatório de Música fortalece educação musical em Sergipe

Biblioteca Epiphanio Dória celebra conquistas em 2024 com inclusão e participação social

Alimentação escolar em Sergipe recebe investimentos e distribui refeições de qualidade

Programa Filé de Camarão na Merenda Escolar diversifica cardápio alimentar nas escolas estaduais

Governo do Estado já investiu mais de R$ 2,6 milhões em segurança menstrual por meio do Cuidar- SE

Programa Acolher finaliza primeiro ano com mais de 3 mil acompanhamentos psicossociais

Programa Estudante Monitor incentiva protagonismo estudantil em Sergipe

Governo de Sergipe avança na internacionalização da educação pública

Campanha ‘Estudante cidadão, CPF na mão’ realizou mais de 100 atendimentos em cinco meses

Notícias Anteriores