Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Divisão de Tecnologia da Ensino (Dite), vinculada ao Departamento de Educação (DED), deu continuidade nesta terça-feira, 21, às capacitações nas Diretorias Regionais de Educação para a elaboração do horário escolar das unidades de ensino da rede estadual com a utilização do programa FET.
FET é um software gratuito e de código aberto para a montagem de horário escolar que promete facilitar os trâmites organizacionais nas escolas, sobretudo, otimizar o tempo com a aquisição do sistema. Ao formar os coordenadores das DREs, a Seduc passa a capacitar os secretários e coordenadores das escolas. Para tal, um cronograma foi montado para os técnicos da Dite realizarem a formação em cada uma das dez Diretorias Regionais de Educação de Sergipe.
Até o início do primeiro semestre letivo deste ano, todos os profissionais responsáveis pela montagem da grade de aulas receberão a capacitação em virtude das aulas, explica a técnica pedagógica do Dite/DED, Soray Brito. "A nossa preocupação é fazer as capacitações em massa para alcançar esse período de elaboração dos horários, com o objetivo de facilitar a vida deles", disse.
Com o programa, a atividade manual que levava horas para ser concluída, agora será agilizada pela inovação a que a Seduc aderiu. Soray ainda lembra, consultando a memória da família, de uma tia que dirigia uma escola, e com uma cartolina e pedaços de papel sobre a mesa, dedicava horas do final de semana para concluir o horário. Essa cena ficará no passado para dar lugar a uma nova metodologia que pretende facilitar a rotina de trabalho dos gestores e demais servidores de caráter administrativo das escolas.
A novidade alegrou a coordenadora Ednalva Jesus, do Colégio Estadual Governador Augusto Franco, localizado no bairro Santos Dumont, em Aracaju. Para ela, o novo sistema se trata de um suporte necessário em todas as escolas, considerando a demanda de professores, turmas e disciplinas. "É primordial esse suporte que a secretaria está dando porque nem todas as pessoas são habilitadas e nem todas as escolas possuem um programa. É de uma importância extrema na escola ter o programa e passar pela capacitação", concluiu.





