Evento realizado em Aracaju reuniu profissionais, gestores culturais e representantes de bibliotecas públicas do estado
Por Paula Toquinho
O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe (SEBP-SE) encerrou na última quarta-feira, 21, a 12ª edição do Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Sergipe. Realizado na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, em Aracaju, o evento reuniu, ao longo de três dias, profissionais, gestores culturais e representantes de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares de todo o estado.
Com o tema ‘O Poder Transformador dos Livros e da Leitura’, o encontro abordou temas essenciais para o fortalecimento da rede de bibliotecas e para a formação de leitores. Dentre eles estiveram gestão de acervos, políticas públicas para o livro e a leitura, mediação de leitura, acessibilidade e inovação tecnológica aplicada às bibliotecas.
Durante o evento, o coordenador de Promoção da Leitura do Ministério da Cultura, Marcus Rocha, participou de forma remota, destacando os avanços e as parcerias estabelecidas entre o MinC e o Estado de Sergipe. “Tivemos a oportunidade de apresentar as políticas que o Ministério da Cultura tem desenvolvido para a área do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, sobretudo quando partilhamos as parcerias e as conquistas entre MinC e o Estado de Sergipe. É o exemplo das novas bibliotecas no CEU da Cultura, no MovCEU, e o acervo para as bibliotecas públicas e comunitárias do Estado, as quais estão cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP/MinC), fruto de parceria com o FNDE/MEC”, disse ele.
Marcus Rocha salientou também sobre a programação pensada para o encontro. “Todo o conteúdo dos três dias do encontro demonstra o compromisso do sistema estadual com o fortalecimento da rede estadual de bibliotecas e com a formação de leitores no Estado, quando reflete o poder transformador do livro e da leitura”, pontuou.
A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe (SEBP/SE), Juciene Maria Santos de Jesus, falou sobre a importância do encontro como um espaço fundamental para o fortalecimento da rede e a troca de experiências entre os profissionais. “Nosso compromisso é promover a leitura, ampliar o acesso à informação e valorizar a cultura em todo o estado”, afirmou.
Juciene também enfatizou a relevância da colaboração entre bibliotecas públicas e comunitárias para enfrentar os desafios contemporâneos, promovendo práticas inovadoras e compartilhando boas iniciativas. “Momentos como esse fortalecem o papel das bibliotecas como centros de conhecimento e inclusão social, impactando positivamente as comunidades atendidas”, assegurou.
O bibliotecário e professor Fernando Mendonça também integrou a programação, refletindo sobre o desenvolvimento de hábitos de leitura no contexto atual. “Ao propor uma reflexão sobre ‘O Pão e o Livro: como alimentar um olhar sensível’, meu objetivo foi contribuir com dados, argumentos e sugestões concernentes ao desenvolvimento de hábitos de leitura, que necessitam ser repensados diante das novas tecnologias e realidades sociais de que dispomos”, disse.
Representando as bibliotecas comunitárias, Carla Almeida, bibliotecária da Biblioteca Comunitária Gelateca Reginaldo Oliveira, reforçou a importância do apoio e do fortalecimento das bibliotecas comunitárias: “Estar aqui é uma oportunidade ímpar para fortalecer laços e compartilhar práticas que tornam nossas bibliotecas mais dinâmicas e acolhedoras”.
Atividades realizadas
A programação foi intensa e diversificada. No primeiro dia houve a participação de forma remota do coordenador de Promoção da Leitura do Ministério da Cultura, Marcus Rocha, que falou sobre os avanços e as parcerias estabelecidas entre o MinC e o Estado de Sergipe. Em seguida, aconteceu a palestra “O Pão e o Livro: Como Alimentar um Olhar Sensível”, ministrada por Fernando Mendonça, bibliotecário, escritor e professor de Teoria Literária da UFS.
A programação seguiu com a apresentação das “Ações de Ampliação do Acesso ao Livro e Incentivo à Leitura na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória”, conduzida por Juciene Maria Santos de Jesus, coordenadora do SEBP-SE. O primeiro dia foi encerrado com a “Partilha: Apresentações de Práticas Exitosas de Bibliotecas do SEBP-SE”, momento de socialização de experiências e relatos inspiradores das bibliotecas que integram o sistema.
No segundo dia, os participantes contaram com oficinas de Mediação de Leitura, Introdução à Orientação e Mobilidade, com a especialista em Literatura, Paula Tauana; Introdução à Orientação e Mobilidade, com Anatercia Silva; e Desenvolvimento de Acervos, com a bibliotecária, Joyce Dayse.
Já o terceiro e último dia teve como destaque a oficina “Bibliotecas Inteligentes – Produção de Conteúdo com Inteligência Artificial”, conduzida por Roberto Carlos Delmas da Silva, além de Informes gerais do Sistema Estadual de Bibliotecas, com Monicque Pereira; e a Oficina “Despertando Mundos – A Magia da Leitura e da Contação de Histórias”, que emocionou os participantes com a participação das contadoras Andrezza Barbarini, Hérica Aragão e Shayana Lobão.
Fotos | Paula Toquinho