Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
Por Ítalo Marcos
Em mais uma etapa de capacitação das equipes do Escola Educa Mais – Programa de Educação em Tempo Integral – a Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou nesta quinta-feira, 4, a Formação em Rotinas Pedagógicas. O curso está sendo realizado no Hotel Real Classic, em Aracaju, e se estenderá até a sexta-feira, 5, tendo como público alvo os coordenadores pedagógicos e coordenadores de áreas do conhecimento.
A formação faz parte do processo de implantação de escolas em tempo integral na rede pública estadual de ensino, que desde o mês passado iniciou gradativamente a ampliação do número de escolas que ofertam o ensino médio em tempo integral.
O curso está sendo ministrado por uma equipe do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que no início da semana promoveu formação sobre Liderança Servidora, para os gestores escolares e coordenadores administrativo-financeiros e dos técnicos regionais.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Núcleo Gestor de Escola em Tempo Integral, Sarah Karenine, os coordenadores de área do conhecimento são importantes, pois trabalham diretamente com os professores ajustando os conteúdos e os programas escolares dentro de cada área. Ela destacou a necessidade desta formação. "No dia a dia da escola há muitas dúvidas. O ICE tem expertise nesse assunto e tê-lo aqui passando essa experiência é fundamental para que o programa possa dar certo. Essa capacitação demonstra o quanto o pedagógico é parte fundamental nesse programa", explicou.
Capacitação
Neste primeiro dia o curso foi ministrado pela consultora pedagógica do ICE, Lucielle Laurentino, e pelo consultor de tecnologia e gestão do ICE, João Freitas.
Segundo ele, essa etapa visa aprofundar mais sobre o papel dos coordenadores pedagógicos e de área, e como eles devem atuar na escola. "A Educação em Tempo Integral é um modelo novo de gestão escolar que traz uma descentralização e a equipe precisa estar bem alinhada. É importante que cada um conheça bem o seu papel e saiba como fazer para obter resultados práticos. Essa capacitação é uma fase de aprofundamento em que eles poderão tirar dúvidas e ganhar mais confiança", disse.
Um dos participantes foi Glauber Martins Santos, que trabalha no Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa, em Propriá. Segundo ele, o curso é importante para nivelar o conhecimento dos professores sobre a educação em tempo integral. "Vamos aprender como será a ação dos coordenadores de área e como poderão contribuir para a escola, na formação, no andamento e desenvolvimento das aulas, na arrumação de turmas e tudo o que é gerenciado pelos professores", afirmou ele.
Já Fernando Vanilson Cruz Souza trabalha no Colégio Estadual Professor Raimundo Mendonça de Araújo, no município de Indiaroba. Para ele, o curso traz uma melhor visão de como funciona a gestão da coordenação pedagógica das escolas em tempo integral. "Esse é um modelo que está sendo implantado e que grande parte dos professores ainda não tem o conhecimento completo de como funciona. Por isso é importante estarmos nos capacitando para enfrentarmos esse novo desafio", declarou.
Leilane de Souza Veras atua no Colégio Estadual Marechal Pereira Lobo, em Neópolis. Para ela, a formação é fundamental para que os coordenadores possam atuar de maneira efetiva na proposta do programa. "A gente precisa estar nivelado com o norte que o ICE está passando para os professores, para que a gente possa fomentar a nossa prática pedagógica de maneira efetiva no ambiente escolar", afirmou.
No dia 15 de maio será realizado um acolhimento em sete escolas, da rede estadual, que irão iniciar as aulas no modelo de Educação em Tempo Integral.
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}








