Torneio de Xadrez reúne alunos competidores no Colégio Estadual Nilson Socorro

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

Presidente da Federação vê escolas de Sergipe como formadora dos melhores competidores no xadrez.

 

Um dia de concentração, raciocínio lógico e tática. Assim foi o sábado de mais de 40 estudantes que participaram do I Circuito Rápido de Xadrez Quatro Cavalos.

O torneio aconteceu no último sábado, 30, no Colégio Estadual Nilson Socorro, em Nossa Senhora do Socorro (SE), envolvendo alunos da faixa etária de 9 a 17 anos, das redes pública e privada.

 

O evento foi organizado pelo estudante do Colégio Estadual Nilson Socorro, Danilo Gaspar, e teve o apoio da Federação Sergipana de Xadrez e da ONG Projeto Despertar. O torneio servirá como seletiva para o Campeonato Sergipano de Xadrez.

 

"Os participantes foram divididos em cinco categorias: sub 10, 12, 14, 16 e 18, por idades. Foram cinco rodadas de acordo com o nível dos enxadristas e, conforme vai ganhando, eles recebem mais rating (pontuação)", explicou Danilo Gaspar.

 

Conforme Gaspar, o campeonato, além de servir para fazer novos amigos, busca desenvolver o raciocínio lógico, a concentração, e, por consequência, ajuda nas disciplinas escolares, como a matemática e a geografia.

 

"Fiz uma comparação das minhas notas de quando não jogava xadrez com quando passei a jogar e vi que melhorei, principalmente na matemática", afirma Gaspar, que tem no pai, Marcelo Gaspar, o técnico e o incentivador.

 

Esporte escolar como base

 

O presidente da Federação Sergipana de Xadrez, Carlos Alberto Viana, vê o torneio nas escolas estaduais como de grande relevância para a base do xadrez competitivo, ou seja, para a modalidade de esporte voltada à competição.

 

"A escola tem formado bons jogadores iniciantes, já apresentando resultados. Temos muitos competidores no xadrez voltados para o lazer e o congraçamento, mas daqui a dois anos Sergipe despontará como um estado de competidores, de alto rendimento, e com base nos esportes escolares", afirmou.

 

Segundo o presidente, 90% dos competidores em torneios do estado são estudantes, configurando as escolas como base do xadrez em Sergipe.

 

Patrícia Pereira, diretora da escola, disse que torneios como o de xadrez motivam os alunos iniciantes.

 

"Temos projetos de futsal, basquete e xadrez, e aqui na escola nossos alunos ficaram com ouro, prata e bronze no xadrez dos Jogos da TV Sergipe", disse.

 

O professor de Educação Física, Sérgio José Lima Filho, também acredita que motiva os alunos em sala de aula, já que o xadrez requer concentração, poder de raciocínio, treino e estudo para desenvolver bem as táticas do jogo.

 

Motivação e experiência

 

Se for pela motivação, João Paulo Santos, ouro na modalidade dos Jogos da TV Sergipe, também será ouro em outras competições que virão.

 

"Coleciono medalhas e troféus e vim aqui incentivar, até mesmo motivar novos competidores", animou-se.

 

Também presente ao torneio, Silvia Menezes, presidente da ONG Projeto Despertar, que tem mais de 70 jogadores de xadrez no quadro de inscritos da ONG que preside, disse que no próximo ano Sergipe receberá os Jogos Escolares Nacionais de Xadrez e os Jogos Universitários Internacionais de Xadrez.

 

"Iremos formar professores em xadrez para que a modalidade seja mais difundida e que tenhamos mais apoio. Graças ao esporte nas escolas, conseguimos bons competidores", afirmou.

 

Veja como ficou a classificação:

 

Grupo de idade S10

 

1º – MMS Kelvyn Cardoso de Souza – Escola Haroldo Rocha

2º – Vinicius Rafael Rangel Smith – Colégio Amadeus

3º – Emille Santos França – Projeto Despertar

 

Grupo de idade S12

 

1º – Stefhany Millena Santos Dias – Projeto Despertar

2º – Saulo Alves – Projeto Despertar

3º – Wendell Alexandre Santos – Projeto Despertar

 

Grupo de idade S14

 

1º -MJS Gabriel Santos da Silva- Projeto Despertar

2º -Luiz Felipe Lopes da Silva – Projeto Despertar

3º – MMS Arthur Souza Bastos – Colégio Módulo

 

Grupo de idade S16

 

1º -Daniel Batista dos Santos – Projeto Despertar

2º – Guilherme Menezes Farias – Colégio Estadual Nilson Socorro

3º – Matheus Tavares dos Santos – Projeto Despertar

 

Grupo de idade S18

 

1º -Matheus Silva Santos – Colégio Estadual Nilson Socorro

2º – MJS Danilo Gaspar Ramos Freire – Colégio Estadual Nilson Socorro

3º – Diego Henrique Ramalho Souza – Colégio Estadual Nilson Socorro

 

 

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}

Notícias Anteriores