O projeto foi realizado com os alunos dos terceiros anos que estão em preparação para o Enem 2024
Autor | Heidy Souza (estagiária)
O Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, localizado no município de Simão Dias, no centro-sul sergipano, circunscrito à Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2), realizou no dia 19, a quarta edição da trilha pedagógica na Serra do Cabral, para os alunos das terceiras séries, com o tema ‘Para ser aprovado no Enem não basta sonhar, tem que caminhar’. O projeto tem os intuitos de promover o bem-estar dos alunos, colocar em prática pesquisas realizadas no semestre, além de melhorar os laços entre alunos e professores.
O projeto foi desenvolvido pelos professores de educação física Aquiles Silveira e Sanja Naiane, com o apoio dos professores Robson Souza, José Edson Siqueira, Carlos Marcelo e Fábio José Reis. A atividade foi realizada para controlar a ansiedade ocasionada pelos estudos do Pré-Enem, e também para colocar em prática os aspectos da natureza estudados em sala. Com o aumento dos índices de ansiedade e depressão entre os jovens, as amizades, aventuras e esportes são fatores fundamentais para a diminuição desses números.
“Eventos como esse são fundamentais para que o aluno esteja bem nas formas física e mental para fazer a prova e colocar em prática o que aprenderam nesses três anos, além da valorização do ecoturismo, as questões ambientais e o respeito à natureza. Os alunos ficam eufóricos com a chegada da trilha porque marca a memória do estudante”, afirma o professor Aquiles Siqueira, um dos idealizadores do projeto.
Este ano, estiveram presentes aproximadamente 400 alunos das cinco turmas das terceiras séries. Para a aluna Kattelly Luciana, da 3ª E, a qual nunca havia participado de uma trilha e nem praticava esportes, foi um grande desafio participar, mas no fim ela não só se conectou com a natureza como também conseguiu superar desafios físicos. “Minha maior dificuldade foi controlar a respiração, mas completar a trilha foi particularmente desafiador, e a sensação de conquista foi gratificante. As práticas de esportes ajudam a pessoa na hora, como a melhora de humor e o aumento de energia física”, completa Kattelly.
O gestor do Centro de Excelência, Geraldo Prata, pontua a importância dessas ações fora dos muros da escola tanto para os alunos quanto para os professores. “É um processo educativo, dinâmico, vivo e integrado. Esse projeto melhorou o vínculo afetivo entre os professores e os alunos e promoveu uma melhor compreensão sobre a região onde está localizada a escola”, finaliza o gestor.
Fotos: Divulgação/ Unidade Escolar