Turmas de terceira série do ensino médio da rede pública estadual de ensino realizam avaliação diagnóstica

Com foco no desempenho nas disciplinas de Português e Matemática, os simulados preparam os alunos para as avaliações do Saese e do Saeb

Por Izabela Campos (estagiária)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação (Semed/DED), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou o ‘Avança Saese/Saeb’, uma avaliação diagnóstica que permite às escolas identificarem os pontos fortes e as dificuldades dos estudantes. Dessa forma, os professores podem reforçar esses conteúdos em sala de aula, preparando melhor os alunos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saebe).

Os simulados foram aplicados com estudantes da terceira série do ensino médio e das turmas integradas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os objetivos são mapear o nível de aprendizagem dos alunos e fornecer subsídios para que os professores ajustem suas práticas pedagógicas antes das avaliações externas.

A iniciativa faz parte da estratégia da Seed de reforçar a preparação na Rede Pública Estadual de Ensino, garantindo que os estudantes estejam mais bem preparados também para outros testes, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da aplicação das provas, estão sendo realizadas formações continuadas com os professores de Língua Portuguesa e Matemática. Em setembro, uma nova rodada de formação será promovida, acompanhada da aplicação de outra avaliação formativa, fortalecendo ainda mais o processo de ensino-aprendizagem.
 
“Nós avaliamos Língua Portuguesa e Matemática porque esses são os componentes presentes nas avaliações externas. A prova do Saeb, por exemplo, integra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um indicador muito importante para a educação. No Enem, a Língua Portuguesa tem grande peso e é fundamental para a compreensão dos demais componentes. Já a Matemática, além de ser historicamente uma das áreas de maior dificuldade para os estudantes, também integra o Saeb e, no Enem, conta com 45 questões, correspondendo a uma área completa do conhecimento”, explica a diretora do Serviço de Ensino Médio (Semed), Edigênia Ferreira dos Santos.

Preparação

O assessor do gabinete do DED, Ronney Marcos, explica a realização da avaliação com as turmas finais do ensino médio: “Estamos preparando os alunos do terceiro ano com um simulado em parceria com a FGV. Eles fazem provas de Português e Matemática online, usando os tablets nas próprias escolas. Isso ajuda a reforçar o conhecimento para o Saeb e também para o Enem”.

Fotos | Ascom Seed

Notícias Anteriores