Unicef e parceiros disponibilizam plataforma para professores e gestores

Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc

Com o objetivo de reunir ferramentas, recomendações, experiências e materiais indicados por um grupo de organizações sociais para apoiar gestores e professores a garantir que todos os estudantes continuem aprendendo durante a pandemia da Covid-19, que suspendeu as aulas em todo o Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), juntamente com parceiros, disponibiliza a plataforma "Aprendendo Sempre", que pode ser acessada por meio do endereço eletrônico: www.aprendendosempre.org. 


Em um ambiente único, estão disponíveis indicações de ferramentas com conteúdos pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que mostra quais são as aprendizagens essenciais para todos os estudantes. Além disso, há tecnologias que viabilizam a preparação e a transmissão de aulas online, além de recomendações para o bom uso dessas soluções e de como é possível promover experiências saudáveis e significativas para crianças, adolescentes e jovens remotamente.


De acordo com a professora Ana Lúcia Lima, diretora do Departamento de Educação (DED), nesse período de distanciamento social é muito importante que os estudantes continuem aprendendo. "As informações, ferramentas e materiais disponíveis no site www.aprendendosempre.org auxiliam os gestores, professores e as famílias a se prepararem com fundamentações teóricas e experimentais para a realização de ações pedagógicas e de acompanhamento às crianças, adolescentes, jovens e adultos, oportunizando que continuem suas aprendizagens e desenvolvimento", frisou.

 

O chefe do da Área de Educação do Unicef Brasil, Ítalo Dutra, ressalta a importância de que esse material tenha diversidade suficiente, cubram os assuntos necessários, mas que essencialmente chegue a todas crianças, entendendo que muito estudante não tem acesso à internet, e mesmo os que têm acesso, não têm como pagar. “Portanto, é necessário lembrar da população rural, as escolas indígenas, para promover a questão da equidade”, declarou.


Com o intuito de inspirar professores e gestores, casos e histórias de quem já está conseguindo promover aulas a distância também podem ser encontrados na Aprendendo Sempre, bem como uma agenda de eventos, cursos, webinários e outras atividades de formação e troca de informações online.
Para as famílias, há recomendações de ferramentas e atividades, além de dicas de como elas podem ajudar crianças e adolescentes em casa.


Para facilitar a distribuição de conteúdo, é possível filtrar as informações de acordo com as ferramentas, recomendações, experiências e agenda. Os visitantes do espaço virtual podem ainda verificar como estão as aulas e as principais medidas para atender a alunos em todos os estados e capitais, no Mapa da Quarentena. 


Dentre as ferramentas disponíveis para os educadores estão: SAS Educação – aulas abertas para alunos de todo o Brasil; Qranio-jogos para tornar o aprendizado mais leve; Aplicativo GlassDojo convida toda a família para a sala de aula; Glasscraft usa gamificação como estratégia pedagógica; Escola Digital – mais de 30 mil recursos para enriquecer as aulas; entre outros.


Parceiros 


Para a instrumentalização e realização da plataforma foi preciso contar com o apoio dos seguintes parceiros: Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb); Fundação Lemman; Fundação Telefônica Vivo; Instituto Natura; Instituto Península; Instituto Sonho Grande; Itaú Social; Movimento pela Base; Oi Futuro e Porvir. 

Notícias Anteriores