Em todo o estado, são desenvolvidos planejamentos internos com equipes de gestores e de professores para pôr em prática informações das jornadas pedagógicas
Autor | Izabela Campos (estagiária)
Na semana que antecede o início do ano letivo de 2025, programado para acontecer no dia 6 de fevereiro, as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino realizam programações para alinhar planejamentos com equipes de professores e funcionários, além de deixar toda a infraestrutura pronta para receber os alunos matriculados no ano letivo 2025. Dando seguimento às atividades acometidas na Jornada Pedagógica, que vem ocorrendo nas 10 Diretorias Regionais de Educação de Sergipe, a organização interna das equipes contribuirá com uma melhor organização para a educação oferecida aos alunos da Rede.
Em Aracaju, os planejamentos internos realizados com professores e coordenadores buscam, ainda mais, aperfeiçoar as formas de ensino utilizadas. No Centro de Excelência Atheneu Sergipense, a coordenadora pedagógica, Edna dos Santos, comenta sobre a preparação realizada para mais um ano letivo.
“Nós iniciamos o planejamento na semana passada com a jornada pedagógica, onde os coordenadores e diretores tiveram um momento de aprendizagem, e hoje nós estamos iniciando o planejamento aqui na escola, trazendo alguns elementos propostos na jornada, e trabalhando também as questões internas, como por exemplo, a matriz curricular, a forma de ensino, e todo o planejamento em si, para que aconteça uma aprendizagem efetiva dos nossos estudantes”, diz Edna.
Na Escola Estadual Prof. Valnir Chagas, também situada na capital sergipana, a manhã de alinhamento entre a equipe foi marcada por momentos de descontração e relaxamento, em preparação para o novo ano letivo que se iniciará. No Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, no município de Propriá, a equipe levou para debate temas discutidos na Jornada Pedagógica, a fim de trazer melhorias para a unidade.
“Tivemos materiais riquíssimos que foram trabalhados na Jornada Pedagógica, que estão dando um grande suporte à equipe pedagógica e aos professores neste momento. A programação de planejamentos, através das ações que vão ser colocadas para cada segmento e cada área do conhecimento, bem como para as ações da educação profissional, é distribuída para os professores. Assim, cada professor vai fazer esse planejamento em união à sua área do conhecimento ou modalidade de ensino. As ações são ajustadas através do calendário escolar, já aprovado, e orientadas através da coordenação pedagógica para o sucesso do ano letivo de 2025”, diz o diretor da escola, Glauber Martins Santos.
Para a gestora do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes, em Umbaúba, Simone Ávila, o alinhamento realizado juntamente às outras duas escolas estaduais do município é essencial para que estejam em sintonia durante o ano letivo.
“A gente já vem fazendo isso há mais ou menos uns três anos e tem dado muito certo. Então a gente tem um momento para reunir as equipes das três escolas em uma única escola. Depois a gente separa, cada um faz na sua própria escola, porque tem as particularidades de cada um”, explica Simone.
Culminância das jornadas
No dia 5 de fevereiro, as Jornadas Pedagógicas terão seu encerramento com uma culminância realizada no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O evento contará com uma fala do secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, e uma palestra aos presentes.