Por Silvio Oliveira
Fonte: Ascom/ Seduc
Secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, visita o canteiro de obras na perspectiva de devolver os prédios reformados aos alunos, professores e gestores
Cumprindo uma agenda de visitas às escolas estaduais em reforma, o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, visitou nesta quarta-feira, 18, o canteiro de obras do Centro de Excelência Santos Dumont, no bairro Aeroporto, e do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral, no bairro Juscelino Kubitscheck, ambas em Aracaju. As obras das unidades escolares encontram-se na fase final e deverão ser entregues à população ainda nesse semestre.
Estão sendo investidos no Centro de Excelência Santos Dumont R$ 2.790.847,09 com a construção de um auditório, ampliação de sala de aula, quadra poliesportiva com dois vestiários masculino e feminino, além da modernização e reforma do refeitório e da cozinha, laboratórios, sala dos professores e toda a parte externa da escola, infraestrutura de serviços, sistema de combate a incêndio e sistema de acessibilidade.
A previsão é de que a obra seja entregue nos próximos dias, totalmente mobiliada, equipada e climatizada, para que a população estudantil retorne ao prédio original, qualificando a Educação de toda a região da Zona de Expansão e adjacências de Aracaju.
“Nesse modelo de administração que o governador Fábio implementou a gente não para: termina uma obra e inicia a próxima. Estamos trabalhando para agilizar a transferência dos alunos ao prédio novo, acolhedor e moderno, e que o antigo possa abrigar alunos de uma nova escola que passará por reformas”, informou o secretário.
Ele classificou o Centro de Excelência Santos Dumont como uma escola emblemática para a região, já que está instalada numa área que cresce, e muitos alunos são transportados para outras regiões de Aracaju. “Com a entrega da escola, a gente também entende que vamos arrefecer a questão do transporte, primeiro transferir os alunos para a escola original e saber que eles estarão mais próximos de casa, sem precisar do transporte; e segundo, ampliar a matrícula. É uma estratégia importante na construção de um ensino público mais perto das pessoas, mais antenado e com qualidade”, disse Zezinho Sobral.
No Colégio Estadual Prof. Joaquim Vieira Sobral a comitiva visitou as obras de modernização e ampliação, que totalizarão R$ 2.822.927,99, a exemplo dos espaços pedagógicos com laboratórios e salas multimídias, espaços de lazer, de esporte e convivência. As obras estão com mais de 80% concluídas e deverão ser entregues no mês de novembro.
Ao todo, são 481 alunos matriculados no Joaquim Vieira que contarão com a ampliação de seis para oito salas, quadra coberta com vestiários, acessibilidade, sistema de combate a incêndio, ampliação das salas de professores, almoxarifado, arquivos, despensas, cozinhas, quiosques com pergolados na parte externa, além de toda a infraestrutura de serviços e lazer.
“É mais uma visita ao Joaquim Vieira Sobral, uma escola que foi interditada em 2016 devido a um problema estrutural, e está na sua fase final de conclusão de obras. É uma escola que ganhou uma dimensão maior, com quadra, vestiários, com novos espaços, áreas de convivências, para criar uma ambientação ao receber os alunos em sua escola original”, afirmou o secretário Zezinho Sobral.









