A visita a um dos mais importantes polos automotivos do planeta reforça a importância da internacionalização da educação e do eixo tecnológico pelo programa Sergipe no Mundo
Por Acácia Merici
A experiência internacional dos intercambistas do programa Sergipe no Mundo, em Singapura, ganhou um novo capítulo na expansão dos conhecimentos no eixo tecnológico. Professores e alunos estiveram esta semana na Hyundai Motor Group Innovation Center – HMGICS e participaram de uma imersão no universo da indústria automotiva, conheceram como tecnologia, inovação, sustentabilidade e automação transformam os processos de produção. O Sergipe no Mundo é um programa institucional do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que promove a internacionalização da educação básica pelo terceiro ano consecutivo.
A visita dos sergipanos em Singapura à ‘fábrica do futuro’, como é considerada por ser a fábrica mais avançada do Grupo Hyundai no mundo, reflete na importância de conhecer referências mundiais em tecnologia. Localizada no Jurong Innovation District, o HMGICS é o grande polo de inovação do país e um laboratório de como a tecnologia tem reinventado a indústria.
“A fábrica da Huyndai é 100% tecnológica, e uma das coisas que mais me surpreendeu é que eles possuem uma fazenda tecnológica. A parte mais interessante foi ver de perto toda a produção dos carros. Utilizamos óculos em realidade virtual que fazem parte do processo de construção automotiva e de peças. Foi muito legal e superou minhas expectativas”, destaca Ana Luiza, intercambista do Centro de Excelência Prof João Costa, de Aracaju.
Um dos diferenciais que impressionaram os estudantes e professores da rede pública estadual de ensino de Sergipe foi a linha de produção, que é bem diferente dos modelos tradicionais. A fábrica possui ‘células de produção inteligentes’ com 200 robôs que fazem 50% do trabalho. Por meio da tecnologia Digital Twin, os alunos viram como é possível simular, testar e corrigir erros antes mesmo de iniciar a montagem. Nessa unidade fabril automotiva, robôs não substituem pessoas; eles elevam o trabalho humano. Homens e máquinas colaboram sincronizados por Inteligência Artificial.
O HMGICS tem também uma ‘Smart Farm’, uma fazenda vertical hidropônica cuidada por robôs, onde são cultivados alimentos que abastecem o restaurante local e são doados para a comunidade, promovendo sustentabilidade e automação agrícola. Ao longo da visita, a turma sergipana viu de perto o funcionamento da robótica colaborativa, programação de sistemas, veículos elétricos e inteligência artificial aplicada em um centro da inovação automotiva mundial.
“Foi incrível. Conhecemos soluções tecnológicas na fabricação de veículos, conceitos de mobilidade do futuro e passamos a compreender a importância da integração entre conhecimento científico e inovação. Foi contato direto com robôs. Para nós, estudantes, estar em um dos mais avançados ambientes de produção e inovação do mundo é uma oportunidade de levar novos conhecimentos para a escola quando concluir nosso intercâmbio. O Sergipe no Mundo nos proporcionou isso”, pontuou Gabriel Alves, intercambista do Centro de Excelência Seixas Dórea, de Nossa Senhora do Socorro.
Sergipe no Mundo
O programa de Internacionalização da Educação Básica de Sergipe, o Sergipe no Mundo, está em sua terceira edição realizando o intercâmbio internacional de estudantes e professores nos eixos linguístico e tecnológico. Promovido pelo Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, o Sergipe no Mundo alcança estudantes de 14 a 17 anos de idade e professores da rede pública estadual de ensino.
Em 2026, são 223 intercambistas no eixo linguístico em Brighton e Crambrigde, na Inglaterra; Waterford e Dublin, na Irlanda; Sevilha e Salamanca, na Espanha; Camberra, na Austrália; Toronto e Vancouver, no Canadá; Lyon e Lille, na França. Os participantes do eixo tecnológico realizam uma imersão educacional e cultural em grandes polos mundiais de tecnologia, com destinos como Singapura, Xangai, na China; e o Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Durante um mês, eles têm a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos linguísticos, desenvolver novas habilidades e ampliar sua visão de mundo por meio da convivência em ambientes multiculturais. Os intercambistas receberam kit viagem com malas, moletons, camisa, necessárie, garrafa, além de passaporte, visto, apoio para documentação e de ajuda de custo para despesas de viagem.
Foto: Ascom Seed








