O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Adesão:

A adesão ao PSE é um processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de saúde e educação com os Ministérios da Saúde e da Educação. Ocorre via preenchimento das informações das escolas participantes do Programa no Portal e-Gestor do Ministério da Saúde a cada dois anos. O processo de adesão gera o Termo de Compromisso que representa as responsabilidades dos setores da Saúde e da Educação com o desenvolvimento local do PSE.

Diante desse compromisso, anualmente os profissionais de saúde e de educação trabalham de maneira intersetorial para desenvolver atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças nas escolas pactuadas, promovendo assim um ambiente saudável nas escolas.

A responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (APS) com o território e sua população é permanente, incluindo a comunidade escolar. A adesão ao PSE é uma forma de sistematizar as intervenções voltadas a esse público no âmbito das redes públicas de saúde e de educação. Essa adesão é um compromisso assumido pelas Secretarias da Saúde e Educação com a garantia da atenção integral à saúde dos estudantes e formação integral, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Essencialmente consiste na formalização dessas secretarias na pactuação a cada dois anos das ações do Programa a serem desenvolvidas nas comunidades escolas do território.

Monitoramento e Avaliação:

O monitoramento e a avaliação devem se tornar práticas culturais na implementação do Programa Saúde na Escola (PSE), pois além de ser uma diretriz, também é uma oportunidade de aperfeiçoamento das atividades, ao acompanhar as implicações propagadas no território, e de reorientação das intervenções do Programa. Diversas são as possibilidades que envolvem essas práticas no PSE, desde o simples monitoramento das ações realizadas, por meio dos sistemas de informações em saúde disponíveis, até o desenvolvimento dos processos avaliativos mais complexos. Monitorar e avaliar no âmbito do PSE é atribuir valor às atividades desenvolvidas e legitimar os esforços empregados na atenção voltada aos estudantes.

Geral

Contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.

Dessa forma, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral, fortalecendo as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros.

Específicos

I – Promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação;

II – Articular as ações do Sistema Único de Saúde – SUS às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizar utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis;

III – Contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos;

IV – Contribuir para a construção de sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e direitos humanos;

V – Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar;

VI – Promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes; e

VII – Fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde, nos três níveis governo.

I – Descentralização e respeito à autonomia federativa.

II – Integração e articulação das redes públicas de ensino e de saúde, por meio da junção das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos educandos e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, dos equipamentos e dos recursos disponíveis.

III – Territorialidade, respeitando as realidades e as diversidades existentes no espaço sob responsabilidade compartilhada.

IV – Interdisciplinaridade e intersetorialidade, permitindo a progressiva ampliação da troca de saberes entre diferentes profissões e a articulação das ações executadas pelos sistemas de Saúde e de Educação, com vistas à atenção integral à saúde dos estudantes.

V – Integralidade, tratando a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades, que possam comprometer o pleno desenvolvimento do estudante.

VI – Cuidado ao longo do tempo, atuando, efetivamente, no acompanhamento compartilhado durante o desenvolvimento dos estudantes, prevendo a reorientação dos serviços para além de suas responsabilidades técnicas.

VII – Controle social, buscando promover a articulação de saberes, a participação dos educandos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção das políticas públicas da Saúde e Educação.

VIII – Monitoramento e avaliação permanentes, visando o aperfeiçoamento das práticas desenvolvidas, de vislumbre das implicações propagadas nos cenários que envolvem a intervenção, e das estratégias empregas na macro e micropolítica.

Todos os municípios do país estão aptos a participar do Programa. As equipes da Atenção Primária à Saúde e as equipes das escolas devem se articular para o desenvolvimento de ações de saúde na escola. A adesão é realizada por município, na qual deve-se indicar as escolas que participarão do programa.

É uma mobilização nas escolas em que as equipes de saúde e as equipes de educação atuam de forma integrada para abordar uma temática definida a cada ano. A intenção é marcar um período de aproximação entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde e os profissionais da Educação Básica das escolas da rede pública de ensino, a partir das ações de promoção e de prevenção de agravos à saúde, realizadas durante este período, que pode ou não ser apenas uma semana, permitindo que a interação se torne parte do cotidiano da escola. A participação dos municípios na Semana Saúde na Escola é voluntária e recomendada.

As ações do PSE, em todas as dimensões, devem estar inseridas na proposta pedagógica da escola, levando-se em consideração o respeito à competência político – executiva dos estados e municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País e à autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas. Consiste nas seguintes ações:

-Saúde Ambiental;

-Promoção da atividade física;

-Alimentação saudável e prevenção da obesidade;

-Promoção da cultura de paz e direitos humanos;

-Prevenção das violências e dos acidentes;

-Prevenção de doenças negligenciadas;

-Verificação da situação vacinal;

-Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST;

-Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas;

-Saúde bucal;

-Saúde auditiva;

-Saúde ocular;

-Prevenção à Covid-19 nas escolas;

-Promoção da Saúde Mental

As equipes de saúde e educação poderão realizar ações de saúde no ambiente escolar com a comunidade escolar com outros temas e ações que forem pertinentes e necessários ao público trabalhado.

O PSE propõe como forma de gestão a constituição de Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI), em uma estratégia de gestão compartilhada e de construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações sejam realizados coletivamente, de forma a atender às necessidades e às demandas locais. Nesse formato, as decisões são distribuídas por meio de análises e de avaliações construídas intersetorialmente. O trabalho no GTI pressupõe, dessa maneira, interação com troca de saberes, de poderes e de afetos entre profissionais da saúde e da educação, educandos, comunidade e demais redes sociais

Grupo de Trabalho Intersetorial Federal (GTI-F)

Na instância federal, as equipes do MS e do MEC compõem o Grupo de Trabalho Intersetorial Federal (GTI-F), que tem a responsabilidade de acompanhar a execução do PSE, de modo a ser um mobilizador nos estados e no DF para a construção de espaços coletivos, de trocas e aprendizagens contínuas, provocando o aumento da capacidade de analisar e intervir nos processos de educação e saúde, cabendo a ele, entre outras:

I-Promover, respeitadas as competências próprias de cada Ministério, a articulação entre as Secretarias de Educação e Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal.

II-Subsidiar o planejamento integrado das ações do PSE entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o sistema de ensino público, no nível da educação básica, no Distrito Federal e nos municípios.

III-Subsidiar a formulação das propostas de educação permanente e formação continuada dos profissionais da saúde e da educação básica para implementação das ações do PSE.
IV-Apoiar os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal na articulação, no planejamento e na implementação das ações do PSE.

V-Estabelecer, em parceria com as entidades e conselhos representativos dos Secretários Estaduais e Municipais de Saúde e de Educação, os instrumentos e os indicadores de avaliação do PSE.

VI-Definir as prioridades e metas para realização das ações do PSE.

Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTI-E)

No estado, o Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTI-E) tem a responsabilidade de oferecer apoio institucional e mobilizar os municípios do seu território para a construção de espaços coletivos de trocas e aprendizagens contínuas, provocando o aumento da capacidade de analisar e intervir nos processos de educação e saúde. O GTI-E tem como responsabilidades:

I-Definir as estratégias específicas de cooperação entre estado e municípios para o planejamento e a implementação das ações no âmbito municipal.

II-Articular a rede de saúde e a rede de educação pública básica para gestão do cuidado dos estudantes com necessidades de assistência em saúde identificados pelas ações do PSE.

III-Subsidiar a formulação das propostas de formação dos profissionais da saúde e da educação básica para implementação das ações do PSE.

IV-Apoiar os gestores municipais na articulação, no planejamento e na implementação das ações do PSE.

V-Subsidiar o processo de assinatura do Termo de Compromisso do PSE.

VI-Contribuir com os Ministérios da Saúde e da Educação no monitoramento e avaliação do PSE.

VII-Identificar experiências exitosas e promover o intercâmbio das tecnologias produzidas entre os municípios aderidos ao PSE, em parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação.

Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M)

Já nos municípios, o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) é composto por, pelo menos, gestores municipais de saúde e de educação, sendo recomendada a participação de representantes das equipes de saúde da APS e das escolas; estudantes e pessoas da comunidade local também podem fazer parte do grupo. O GTI-M tem como responsabilidades:

I-Apoiar a implementação dos princípios e diretrizes do PSE no planejamento, no monitoramento, na execução, na avaliação e na gestão dos recursos financeiros.

II-Articular a inclusão dos temas relacionados às ações do PSE nas propostas pedagógicas das escolas.

III-Definir as escolas públicas federais, estaduais (em articulação com o estado) e municipais a serem atendidas no âmbito do PSE.

IV-Possibilitar a integração e o planejamento conjunto entre as equipes das escolas e as equipes de Atenção Primária à Saúde.

V-Subsidiar o processo de assinatura do Termo de Compromisso do PSE.

VI-Participar do planejamento integrado da formação dos profissionais de saúde e de educação e viabilizar sua execução.

VII-Apoiar, qualificar e garantir o preenchimento do Sistema de Monitoramento e Avaliação do PSE.

VIII-Propor estratégias específicas de cooperação entre estados e municípios para a implementação e gestão do cuidado em saúde dos estudantes no âmbito municipal.

Título
Lei nº 14.886, de 11 de junho de 2024, que Institui o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas
Programa saúde na escola, Programa saúde na escola – Legislação 7 de agosto de 2025
Portaria GM_MS Nº 6.715, DE 17 DE MARÇO DE 2025
Programa saúde na escola, Programa saúde na escola – Legislação 7 de agosto de 2025
Portaria GM-MS Nº 7.568, de 14 de julho de 2025, que define e habilita os municípios com adesão ao Programa Saúde na Escola – PSE ao recebimento de recursos financeiros referentes ao ciclo 2025-2026
Programa saúde na escola, Programa saúde na escola – Legislação 28 de julho de 2025
Lei nº 14.214, de 6 de outubro de 2021 – Institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual
Programa saúde na escola, Programa saúde na escola – Legislação 7 de janeiro de 2025

    Implementando o Programa de Saúde na Escola – PSE

    O curso aborda os principais aspectos do Programa Saúde na Escola, desde a origem até a implementação, com especial destaque para elementos estruturantes relacionados ao planejamento intersetorial e a construção dos espaços de governança para a gestão compartilhada do PSE pela saúde e a educação.

    Apresentar o Programa Saúde na Escola incentivando a implantação ou a ampliação do programa no município, além de destacar novas perspectivas na gestão, reconhecimento e enriquecimento da prática cotidiana.

    LINK PARA INSCRIÇÃO: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=321

    Cursos sobre Metodologias de Educação em Saúde

    Oferta educacional é direcionada a profissionais de saúde e educação que atuam no Programa Saúde na Escola ou na Estratégia de Saúde da Família. O curso é ofertado em duas modalidades: Educação Infantil e Anos Iniciais.

    Entre os temas abordados estão: o desenvolvimento humano de acordo com a faixa etária atendida pelo eixo de ensino; vulnerabilidade social; saúde; SUS; educação em saúde; metodologias ativas e outras formas de ensino. O material didático inclui textos informativos, storytelling, podcasts e atividades práticas como planos de aula, jogos e vídeos de apoio pedagógico.

    Para se matricular, clique aqui:

    Educação Infantil: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/47040

    Anos Iniciais: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/47057

    Cidadania e Democracia desde a Escola
    O curso foi elaborado para aprofundar conhecimentos e práticas pedagógicas para a implementação do projeto Cidadania e democracia desde a escola em sala de aula. Implementado no Brasil desde 2018 pelo Instituto Auschwitz para a Prevenção do Genocídio e Atrocidades Massivas, o projeto Cidadania e democracia desde a escola tem como objetivo criar e fortalecer uma cultura democrática e convivência respeitosa nas escolas públicas brasileiras.
    Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e fazendo uso de metodologias ativas, o projeto consolidou um percurso educativo a ser trabalhado pelos/as professores/as nas salas de aula dos anos finais do Ensino Fundamental II e Médio. A metodologia proposta visa construir conhecimentos sobre direitos humanos e cidadania democrática; fortalecer valores e atitudes de respeito e valorização à diversidade e diálogo, contribuindo, assim, à prevenção do bullying e conflitos violentos; e promover autonomia, engajamento e participação juvenil.

    Carga horária: 30 horas
    Público-alvo: Professores/as e demais profissionais da educação.
    Metodologia: EaD (virtual)
    Objetivos:
    1. Capacitar os/as participantes para trabalhar em sala de aula com os conteúdos e a proposta metodológica do projeto Cidadania e democracia desde a escola e/ou alguma eletiva baseada no projeto.
    2. Examinar criticamente os fundamentos da educação para a cidadania democrática e pelo respeito aos direitos humanos, adaptados à realidade brasileira, considerando os desafios sociais mais urgentes do país.
    3. Promover um intercâmbio aberto e respeitoso entre os/as participantes do curso, com a intenção de promover a experimentação e compreensão mais profunda das abordagens educativas propostas.
    Inscrição: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/15976/informacoes

    Como Reduzir Conflitos na Escola
    Neste curso você encontrará um conjunto de referenciais teóricos e ferramentas práticas que possibilitam uma ampliação do olhar sobre uma das questões que mais afeta o dia a dia da sala de aula atualmente: os problemas de convivência. Você entenderá seus diferentes tipos, como se manifestam e como agir diante deles.

    Carga horária: 20 horas
    Público-alvo: Professores/as e demais profissionais da educação.
    Metodologia: EaD (virtual)
    Inscrição: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/peninsula/curso/1101/informacoes

    Curso de Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar
    O Curso de Aperfeiçoamento em Bem-estar no Contexto Escolar está dividido em três Módulos, e esses, subdivididos em Unidades com atividades de fixação ao longo do percurso. Trata-se de um curso especialmente elaborado para professores e gestores da Educação Básica e busca trazer formas eficazes para que esses profissionais se aperfeiçoem em seus trabalhos. O principal tema que será estudado ao longo dos módulos é o da saúde mental de toda a comunidade escolar, focalizando em estratégias para lidar da melhor forma possível, principalmente, com as crianças e com os adolescentes.
    Carga horária: 180 horas
    Público-alvo: Profissionais da educação que atuam na Educação Básica, especialmente professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, orientadores educacionais e técnicos das redes de ensino.
    Metodologia: EaD (virtual)
    Inscrição: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14130/informacoes

    Promovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: Ferramentas e Práticas Preventivas
    O Curso “Promovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: ferramentas e práticas preventivas”, que tem como objetivo fomentar a promoção da saúde mental no ambiente escolar, por meio de estratégias que propiciam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o gerenciamento do uso de tecnologias, com crianças e adolescentes. O curso faz parte da Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes Estaduais de Educação, uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, sob liderança da Agência de Educação Digital e a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e alinhado à Estratégia Nacional de Escola Conectadas – ENEC e à Política Nacional de Educação Digital – PNED.
    Carga horária: 60 horas
    Público-alvo: Profissionais da educação que atuam na Educação Básica, especialmente professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, orientadores educacionais e técnicos das redes de ensino.
    Metodologia: EaD (virtual)
    Inscrição: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/ufms/curso/17528/informacoes

    (79) 3194-3216

    saudenaescola@seduc.se.gov.br

    pse.seduc.se@gmail.com

    Caderno temático

    Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Caderno Temático do Programa Saúde na Escola
    Prevenção de Doenças Negligenciadas Caderno Temático do Programa Saúde na Escola
    Promoção da Atividade Física Caderno Temático do Programa Saúde na Escola
    Saúde Ambiental Caderno Temático do Programa Saúde na Escola
    Saúde Bucal Caderno Temático do Programa Saúde na Escola
    Verificação da Situação Vacinal Caderno Temático do Programa Saúde na Escola
    Prevenção ao Uso do Tabaco Caderno Temático do Programa Saúde na Escola
    Caderno gestor PSE
    Cadernos temáticos do PSE – Saúde Ocular (2016)

    Material Suplementar

    Guia alimentar para a populacao brasileira
    Guia de Atividade Fisica para a Populacao Brasileira
    Material teorico para suporte ao manejo da obesidade no Sistema Unico de Saude
    Saúde Escolar na Doença Falciforme - Um olhar às crianças e adolescentes com doença falciforme
    Documento de Subsídios para a Implementação da Lei
    Estratégia de Vacinação na Escolas - 2025
    Caderno de Atividade – Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (Educação Infantil)
    Caderno de Atividades - Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (Ens. Fundamental - Anos Iniciais)
    Caderno de Atividade – Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (Ens.Fundamental Anos Finais)
    A creche como promotora da amamentação e da alimentação adequada e saudável (Livreto para os Gestores)
    Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

    EQUIPE PSE/SEDUC-SE

    EMERSON LUIZ LIMA ARAÚJO

    Responsável Técnico

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-2004); Especialista na área de Gestão em Saúde Pública e da Família pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE-2006); Mestre em Ciências da Saúde, com área de concentração em Epidemiologia, Planejamento e Avaliação em Saúde, pelo Núcleo de Pós-Graduação em Medicina da Universidade Federal de Sergipe (NPGMed/UFS-2008); Especialista em Saúde Baseada em Evidências pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL-2009); Especialista em Gestão de Programas para o Controle de Tuberculose, curso realizado no Centro de Referência Professor Hélio Fraga pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (CRPHF/ENSP/FIOCRUZ-2011). Em setembro/2016 concluiu a especialização pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (EpiSUS/MS) e Especialização em Informática em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL-2021).

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