Seduc prepara suporte logístico da maior revisão final presencial para o Enem do país

Ação garante suporte integral aos estudantes na reta final de preparação para o Enem, contando com apoio, transporte, alimentação e material pedagógico 

Autor | Caio Queiroz (estagiário)

Para garantir que todos os estudantes tenham as melhores condições de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) disponibilizará transporte, alimentação e material pedagógico na Revisão Final do Enem. A maior revisão presencial do país está confirmada para a próxima sexta-feira, 1° de novembro, das 8h às 17h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju.

Mais de 3.800 estudantes da rede estadual, vindos de todas as regiões de Sergipe, contarão com transporte gratuito para o evento. Serão disponibilizados pela secretaria cerca de 75 ônibus, 37 micro-ônibus e 22 vans para garantir a ida e volta dos estudantes dos municípios mais distantes da capital. São sete municípios da Diretoria Regional de Educação 1, cinco da DRE2, nove da DRE3, seis da DRE4, oito da DRE5, treze da DRE6, sete da DRE8 e cinco da DRE9.

A diretora do Setor de Transporte da Seduc (Setran), Sandra Ribeiro, destaca a importância dessa logística: “Para muitos estudantes, esse momento é único e decisivo. Por isso, nos dedicamos a viabilizar o transporte para garantir que todos cheguem com segurança e no horário previsto. Nossa prioridade é atender às regiões mais distantes, facilitando a chegada de cada estudante para o evento”, afirma. 

Com uma programação intensiva de revisão que abordará as áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, a estrutura de suporte foi cuidadosamente planejada para otimizar o desempenho dos participantes. 

Alimentação garantida 

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, os alunos serão recebidos com um kit básico, composto por apostila e lanche, além de pontos de alimentação espalhados pelo ginásio para evitar deslocamentos desnecessários e aglomeração. 

“Distribuiremos pontos de alimentação identificados, com a equipe trabalhando para orientar os estudantes durante todo o tempo. Se algum deles quiser conversar com um psicólogo, estaremos preparados para isso. Depois que pegarem o kit básico, os estudantes buscarão seus lugares para acompanhar a revisão. Terá muita energia positiva, acolhimento e orientação para uma boa prova no domingo”, explicou Eliane. 

O evento contará também com um espaço de relaxamento, coordenado pela equipe do Programa Acolher, além de suporte médico, incluindo uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender aqueles que necessitarem de assistência no local.

Fotos: Arquivo Seduc

Leia também

Revisão final para o Enem acontecerá no dia 1° de novembro no Ginásio Constâncio Vieira

Sergipe tem maior média de redação no Enem entre as redes públicas do Brasil

Reta final na preparação para o Enem terá semana Revisa Enem

Notícias Anteriores