Sergipe é destaque nacional na realização de ações estratégicas em saúde na escola

Nota técnica do Ministério da Saúde aponta o Estado de Sergipe em primeiro lugar na cobertura de escolas prioritárias que realizaram ações das temáticas do Programa de Saúde na Escola

Por Silvio Oliveira

A Coordenação de Ações Intersetoriais na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica nessa quinta-feira, 3, apontando Sergipe em primeiro lugar entre os estados brasileiros, com 93,59% de cobertura de escolas prioritárias pactuadas que realizaram ações do Programa de Saúde na Escola (PSE) no ciclo de adesão 2025-2026. Sergipe também se destaca em quarto lugar nacional na cobertura de escolas que realizaram ações prioritárias do PSE, com 76,12%, ficando atrás apenas de Amapá (88,80%), Pará (81,51%) e Alagoas (76,51%).

Os dois indicadores são estratégias nacionais do Ministério da Saúde que avaliam o crescimento, a ampliação e os resultados do Programa de Saúde na Escola quanto à realização das 14 ações essenciais de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos nas escolas. Sergipe se destacou pela ampliação da cobertura das ações e pelo desenvolvimento de temas como saúde bucal, alimentação saudável, saúde mental, prevenção da violência, promoção da cultura de paz e ampliação da cobertura vacinal nas escolas.

Na realização das práticas prioritárias em saúde na escola, o Indicador II, o Estado foi destaque na ampliação da cobertura vacinal nas escolas. “Sergipe garante bons índices por meio de um trabalho conjunto dos técnicos da Saúde e da Educação e de uma parceria imprescindível com as redes municipais. A saúde na escola é uma estratégia que apoiamos como ação continuada para que tenhamos saúde integral dos nossos jovens. Quando a saúde e a educação trabalham juntas, só geram resultados positivos para nossos alunos”, disse a secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães.

Em Sergipe, o Programa de Saúde na Escola é pactuado com os 75 municípios, com a mobilização de 1.511 equipes de saúde e a participação de 1.399 unidades de ensino municipais, estaduais, federais e privadas conveniadas, pactuadas para o biênio 2025/2026. Ao todo, 368.832 alunos são atendidos pelo programa.

O coordenador do PSE na Educação, professor Emerson Araújo, avalia que a ampliação das atividades ocorreu em razão do fortalecimento intersetorial das ações, a exemplo da união do PSE com outros programas da Educação, da Saúde, da Segurança Pública e da Assistência, Inclusão e Cidadania. “É muito gratificante receber esses resultados apresentados na nota técnica, pois são reflexo do trabalho planejado e conjunto entre a gestão estadual do PSE e a gestão dos 75 municípios de Sergipe. Não entendemos saúde na escola de forma individual. Por exemplo, trabalhamos também com os programas Cuidar-SE, Acolher, Ser Cidadão, Selo Escola Antirracista, entre outros. Vamos buscar cada vez mais fortalecer essa união”, destacou.
De acordo com o coordenador do PSE na Saúde, Rodrigo Lopes, os resultados vão muito além de um posicionamento no ranking nacional. “Representa que houve uma articulação entre saúde e educação no Estado, funcionando de forma concreta e gerando um impacto importante para os nossos estudantes. Conseguimos garantir uma cobertura de promoção e prevenção nas escolas, com um trabalho coletivo e contínuo, com a colaboração de 100% dos municípios sergipanos, além do fortalecimento do grupo de trabalho e do comprometimento das secretarias municipais de Educação”, avaliou.

Os próximos passos são fortalecer as estratégias nos territórios, por meio da integração das temáticas do Programa de Saúde na Escola aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) e ao currículo das escolas, bem como da incorporação das ações do PSE ao processo de trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo é consolidar e tornar permanentes as ações de promoção e prevenção da saúde.

O grupo de trabalho intersetorial do Programa Saúde na Escola em Sergipe é composto pelas secretarias estaduais de Educação e Saúde, além das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres; da Segurança Pública; da Assistência Social, Inclusão e Cidadania; da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe (SEMS-SE); do Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público de Sergipe (CAOP Saúde/MP-SE); da Universidade Federal de Sergipe (UFS); do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES-SE); do Conselho Estadual de Educação (CEE-SE); do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosems-SE); do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/Seasic-SE) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Sergipe (Undime-SE).

Fotos: Arquivo Seed

Notícias Anteriores